Início » Agentes de saúde da zona rural participam de capacitação em Primeiros Socorros
Geral

Agentes de saúde da zona rural participam de capacitação em Primeiros Socorros

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), da Prefeitura de Manaus, que atuam na área rural da capital, participaram nesta terça-feira, 2/5, no auditório do complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, de uma capacitação em Primeiros Socorros, conduzida pelo Núcleo de Educação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACE), da Prefeitura de Manaus, que atuam na área rural da capital, participaram nesta terça-feira, 2/5, no auditório do complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, de uma capacitação em Primeiros Socorros, conduzida pelo Núcleo de Educação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A capacitação representa um dos módulos do curso de formação técnica Saúde com Agente, promovido por iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), direcionado para ACSs e ACEs de todo o Brasil.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Janiete Barbosa, 40 vagas do curso foram disponibilizadas para profissionais que atuam em comunidades localizadas nas calhas dos rios Negro, Amazonas e Tarumã-Mirim, assim como nas unidades de saúde nas rodovias AM – 010 e BR – 174.

“O curso é realizado nas modalidades presencial e a distância. Na capacitação com o Samu, os profissionais passam a ter um melhor treinamento em primeiros socorros para atuar em situações como acidentes ofídicos, fraturas, quedas e acidentes com moto-serra, crises hipertensivas ou outros casos. Quando ocorre esse tipo de situação, a população procura quem convive na comunidade, no caso o ACS ou o ACE. Eles chamam o Samu, mas muitas vezes o primeiro atendimento é do agente, o que pode ser fundamental para salvar uma vida”, destacou Janiete Barbosa.

A chefe do Núcleo de Educação do Samu/Manaus, Leda Sobral, explicou que a proposta do curso é oferecer orientações para que os ACSs e ACEs possam atender uma pessoa em situação de urgência e emergência, prestando os primeiros socorros até que haja um serviço especializado para assumir a assistência.

“Abordamos diversos temas, tanto clínicos como traumáticos, como engasgo, convulsão, desmaio, ferimentos, parada cardiorrespiratória, sangramentos, traumas musculares e traumas ósseos, que são as situações mais frequentes no dia a dia das pessoas. Considerando a distância e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde na área rural, é fundamental que os agentes saibam como proceder para iniciar um atendimento que permita a estabilização do quadro mais crítico e que ofereça mais chances de sobrevida ao paciente”, explicou Leda Sobral.

A enfermeira destacou ainda que o Núcleo de Educação do Samu tem a finalidade de realizar capacitações para os profissionais do serviço, mas também nas unidades básicas e para a sociedade em geral em relação aos primeiros socorros.

“Esta semana, por exemplo, também estamos realizando capacitação para profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed). É fundamental que todas as pessoas saibam o que fazer para não realizar procedimentos errados e nem deixem de prestar ajuda inicial, que é importantíssima nos momentos mais críticos”, afirmou Leda Sobral.

Para o ACS Renilson Brito Gomes, que trabalha na unidade de saúde da comunidade Nossa Senhora do Livramento, na calha do rio Negro, a capacitação é mais uma oportunidade de qualificar o atendimento à população.

“Já tivemos capacitação sobre o assunto, mas esse é um momento de aprofundar as informações com o Samu. Eu moro e trabalho na comunidade, que é de difícil acesso, com a maioria da população trabalhando com agricultura familiar. As situações de acidentes com animais peçonhentos, mordidas de cobra, escorpião, aranha, acidentes com terçado e quedas de árvores são frequentes. Nesses casos, a gente faz o primeiro atendimento, entra em contato com o Samu, que orienta sobre os primeiros socorros até a chegada da equipe”, informou Renildo Gomes.

Além de Primeiros Socorros, o curso de formação técnica para ACSs e ACEs aborda temas como Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Ciclos de Vida, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Visita Domiciliar e Saúde Ambiental. O curso foi iniciado no mês de agosto de 2022 e seguirá até julho deste ano, totalizando uma carga horária de 1.275 horas.