Início » Aumento no seguro de autos abre espaço para nova tecnologia
Notícias Corporativas

Aumento no seguro de autos abre espaço para nova tecnologia

Uso de equipamento rastreador pode ser visto como alternativa para baratear os custos com automóvel sem perder a segurança

De acordo com dados da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), entre janeiro e novembro de 2022, o seguro de automóvel acumulou alta de 33,6% em relação ao mesmo período de 2021. 

Entre os fatores que levaram a este panorama, segundo a entidade, estão o desabastecimento na produção de veículos novos e nas peças de reposição, o impacto da pandemia e o aumento da Tabela Fipe.

O CEO da empresa de soluções em segurança Volpato, Eduardo Volpato, explica que impactos da pandemia da COVID-19 ainda são sentidos pelo mercado. “As interrupções na produção de novos veículos por parte das montadoras, devido à falta de peças de reposição, colaboraram para o aumento da Tabela Fipe”. A tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) expressa preços médios de veículos que são utilizados como parâmetros para negociações em todo o mercado brasileiro. 

De acordo com Eduardo, que viu o número de contratação de serviços de rastreador com seguro veicular crescer na empresa, afirma que essa tem sido uma alternativa encontrada pelos condutores para lidar com o aumento nos valores de seguro, mas ainda manter o veículo protegido, uma vez que a modalidade do plano de rastreador com seguro tem o valor final reduzido em comparação com uma contratação separada, levando em consideração que as taxas de recuperação são altas quanto os veículos possuem o rastreador. 

Alternativas para reduzir custos e manter a segurança

Com base na pesquisa Panorama do Mercado, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), o setor de segurança eletrônica alcançou as projeções apresentadas pelo panorama de 2021. A mais recente pesquisa indicou crescimento de 18% para 2022. As projeções para 2023 também são de evolução: os dados indicam uma progressão de 19% para o setor.

A ABESE destacou que os resultados representam os avanços tecnológicos ligados a novas ferramentas, como a Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias de telecomunicação, como o 5G. O levantamento da AVANTIA, baseado em dados da ABESE, também pontuou que o uso de IA em sistemas de monitoramento facilita o reconhecimento de ocorrências e traz rapidez aos processos de tomada de decisão.

Os rastreadores veiculares funcionam por meio da tecnologia GPRS, que envia os sinais captados pelo GPS a uma central de monitoramento 24h. Através de sistemas web e aplicativos, o proprietário do veículo também pode acompanhar deslocamento em tempo real, além de acesso à relatórios de posição, velocidade, percurso, e alertas de ignição quando o automóvel for ligado.

A central pode tanto realizar a solicitação de bloqueio como localizar o veículo. Algumas empresas oferecem a funcionalidade de instalação de um botão de pânico em local estratégico para ser acionado em situações emergenciais, assim como serviços de assistência veicular como reboque, chaveiro e troca de pneus e também de proteção veicular, que pode ser até 50% mais barata do que seguros tradicionais e não exige análise de perfil.

Para saber mais, basta acessar: https://www.grupovolpato.com/