Início » Saúde contribui para a formação de turma de estudantes de medicina da Ufam em estágio
Geral

Saúde contribui para a formação de turma de estudantes de medicina da Ufam em estágio

Módulo de medicina preventiva faz parte de estágio

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SSP-AM), recebe, a partir desta terça-feira (02/05), turma de estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para realização de estágio pertencente ao período de internato do curso.

A turma é composta por nove alunos do nono período do curso de medicina que terão contato com conhecimentos relacionados à vigilância em saúde durante a vivência na FVS-RCP. Os estudantes iniciam estágio nos Departamentos de Vigilância Ambiental (DVA), de Vigilância Epidemiológica (DVE); na Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss) e no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), setores e unidades pertencentes à FVS-RCP.

Timóteo Watanabe, gerente do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da FVS-RCP, ressalta a importância do conhecimento em vigilância em saúde para futuros médicos. “Hoje, na medicina como um todo, eles aprendem a tratar a doença, na FVS-RCP, eles vão entender a doença como um todo, os impactos e também despertar uma visão mais ampla, não só do paciente em si, mas o que levou aquela pessoa a ficar doente”, afirma.

O professor da Ufam Lucas Leite, que supervisiona a turma de estudantes, destacou a importância do estágio. “Como é um estágio voltado para a saúde coletiva, pensamos em explorar todas as possibilidades de atuação. E, considerando que estamos em um estado que tem uma instituição que trabalha com vigilância, é fundamental que os alunos tenham esse conhecimento preventivo e epidemiológico”, explicou.

O estágio tem duração de um mês para os estudantes que estão no módulo de medicina preventiva. Timóteo acrescenta que o conhecimento adquirido, pelos estudantes, fortalece a atuação dos médicos durante a rotina de atendimento à população que inclui prevenção e tratamento. “Nosso objetivo é compreender mais essa parte de vigilância, até porque, na graduação, a gente não tem tanto contato” disse Lucas Oliveira, estudante do nono período de medicina da Ufam.

Estágio

Conforme a supervisão da turma de estudantes de medicina da Ufam, o período que os alunos vão passar na FVS-RCP integra o Estágio Rural em Saúde Coletiva (ERSC) que é uma disciplina obrigatória prevista no Projeto Pedagógico dos Cursos de Bacharelado em Enfermagem, Medicina e Odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde.