Início » Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado
Saúde

Hemoam alerta para estoque baixo de sangue durante feriado

Hemocentro terá funcionamento especial na Semana da Pátria

Tendo em vista o feriado da Semana da Pátria, quando muitas pessoas viajam para outras localidades, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) alerta para a possibilidade de estoque baixo, nos próximos dias, e convoca doadores de sangue dos tipos O+ e O- para comparecerem ao hemocentro para doação.

Nos últimos dias, o Hemoam registrou queda nas doações e alerta para a tendência de esvaziamento de doadores no decorrer da semana.

Para ajudar a manter os estoques regulares nos próximos dias, o Hemoam terá funcionamento especial no setor de doação, fechando apenas na quinta-feira, no feriado de 7 de setembro. Nos dias 4, 5, 6, 8 e 9, o funcionamento será normal, das 7h às 18h.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.