Início » Com presença do médico da USP, FHAJ encerra semana de ortopedia com foco no atendimento ao paciente 
Saúde

Com presença do médico da USP, FHAJ encerra semana de ortopedia com foco no atendimento ao paciente 

Fotos: Daniel Jordano/ FHAJ e Roberto Carlos/ SECOM

O treinamento foi realizado pela primeira vez no Amazonas 

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), encerrou, nesta sexta-feira (1º/09), a semana de ortopedia. Os futuros médicos da área receberam treinamento (TIPS) para as provas anuais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).  

A aprovação é fundamental para a continuidade da carreira destes profissionais. O curso foi realizado pela primeira vez no estado e permitiu que os residentes tivessem acesso a tecnologias oferecidas em cursos fora do Amazonas. 

De acordo com o diretor-presidente da unidade, médico Ayllon Menezes de Oliveira, isso impacta positivamente no atendimento ao paciente.  

“O residente foi treinado e preparado para a realização dessa prova teórica e prática. Consequente a isso, esse profissional vai oferecer um atendimento mais seguro, mais técnico e com mais qualidade à população. É um grande avanço para o governo do Estado e para a saúde do Amazonas”, ressaltou.  

O evento foi encerrado com uma palestra ministrada pelo médico Dr. Kodi Kojima, um dos profissionais mais renomados do país e coordenador do grupo de trauma do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O residente José Nunes destaca a importância deste tipo de treinamento.  

“É a primeira vez que estou participando deste tipo de curso. Este treinamento só era oferecido fora (do Amazonas) e aqui teve toda uma estrutura de ponta que a gente consegue fazer aqui no hospital Adriano Jorge”, disse.  

O evento contou com a parceria das empresas do grupo Bringel, IOL Implantes Ortopédicos e Biomédica Brasil e é realizado pela FHAJ, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e Governo do Amazonas. 

A FHAJ 

O Hospital Adriano Jorge existe desde 1953, atende pacientes da rede pública de saúde com 22 especialidades clínicas e cirúrgicas, que vão desde clínica geral até procedimentos complexos de cabeça e pescoço e cirurgias ortopédicas. A unidade aumentou em 40,5% o número de cirurgias realizadas nos sete primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.  

Ao todo, a unidade realizou 4.542 cirurgias neste ano.  De janeiro a julho de 2022, esse número foi de 3.232 procedimentos cirúrgicos. 

Com informações da assessoria.