Início » Governador em exercício, Roberto Cidade, reforça compromisso do Executivo em ampliar serviços de saúde durante vistoria a obra
Destaque Política

Governador em exercício, Roberto Cidade, reforça compromisso do Executivo em ampliar serviços de saúde durante vistoria a obra

Acompanhado de uma comitiva de parlamentares estaduais, o governador em exercício, deputado Roberto Cidade (UB), vistoriou nesta quinta-feira, 11/01, as obras de revitalização do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Edson Melo, localizado na alameda Cosme Ferreira, bairro Zumbi, zona Leste. Quando estiver em funcionamento, a unidade terá capacidade de ofertar atendimentos em saúde para 150 crianças, diariamente.

De acordo com o governador em exercício, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), todas as entregas do Governo do Estado são importantes e favorecem a população; no entanto, as relacionadas à saúde ganham ainda mais relevância porque se referem ao bem-estar, à qualidade de vida e à integridade física e emocional dos pacientes.

“Fico muito feliz de poder participar desse momento e ainda mais otimista em ver que essa obra, executada pela Seinfra, e que a partir de agora será assumida pela SES, está em sua fase final. Falta apenas a aquisição dos equipamentos para iniciar os atendimentos. Esse centro vai beneficiar a população das zonas Leste e Norte de Manaus. As crianças vão ter acesso aos atendimentos pediátricos e também com psicólogos. Terá capacidade para atender, todos os dias, 150 crianças. O governador Wilson Lima é muito sensível a essa causa, da saúde, e a partir deste ano fará outras entregas”, declarou.

A unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) conta com cinco consultórios pediátricos e deverá disponibilizar 750 consultas semanais. De acordo com o titular da pasta, secretário Anoar Samad, a unidade passou por revitalização profunda e importante, tendo em vista a densidade populacional daquela área da cidade.

“Importante saber que tem mais de 40 anos que algumas unidades jamais tinham sofrido qualquer reforma, qualquer revitalização. O governador Wilson Lima lançou o projeto Revitaliza+, já tem um ano e meio, e várias unidades já foram revitalizadas. Além disso, todos os deputados estaduais ajudam muito a saúde com suas emendas parlamentares. Agradeço ao governador em exercício, deputado estadual Roberto Cidade, por ser um grande parceiro da saúde”, disse o secretário.

A obra realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) teve investimento de R$ 1,3 milhão, com melhorias diversas, incluindo novos consultórios, substituição do telhado, substituição do pavimento; ampliação de mais uma sala para realização do Teste do Pezinho; revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, entre outros.

A comitiva de parlamentares que acompanhou o governador em exercício foi composta pelos deputados estaduais Alessandra Campêlo (Podemos), Débora Menezes (PL), Dr. Gomes (Podemos) e Wanderley Monteiro (Avante), além do vereador Allan Campelo (Podemos).

Atualmente, a rede estadual de saúde conta com 11 Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), sendo cinco Caics+ especialidades, que atendem o público até 18 anos, e 6 Caics tradicionais, que atendem até 14 anos.