Início » Dia do Feirante marca a ampliação das Feiras de Produtos Regionais da ADS
Economia

Dia do Feirante marca a ampliação das Feiras de Produtos Regionais da ADS

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A tradicional feira do amazonense vem beneficiando mais de 600 famílias de feirantes no Amazonas

Nesta sexta-feira (25/08), comemora-se o Dia do Feirante, profissional considerado peça importante na economia regional e nacional. Por meio das Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), mais de 600 famílias desses profissionais são atendidas semanalmente na capital e no interior.

“Nós da ADS ficamos felizes em oportunizar alternativas econômica aos agricultores familiares e fomentar o setor primário do Amazonas, um trabalho focado ao desenvolvimento sustentável, econômico e social”, destacou a presidente da ADS, Michelle Bessa.

Atualmente, a ADS conta com 58 edições de feiras regionais no Amazonas, sendo 14 na capital e 44 no interior, alcançando 37 municípios. Um dos feirantes atendidos por meio do programa, é Jorge Ramos, que comercializa pasteis nas edições executadas nos estacionamentos do Manaus Plaza Shopping, Arena Amadeu Teixeira e Shopping Ponta Negra, ele fala sobre como é executar essa profissão.

“Nós, feirantes, nos sentimos parte da cultura e da família dessas pessoas, porque estamos fornecendo algo para que eles os levem para casa. Muitos clientes, aliás, a maioria, já são clientes que conhecemos e nós procuramos colocar o produto de acordo com a vontade e o gosto deles”, ressaltou o feirante.

Balanço

Nos últimos quatros anos, a ADS investiu mais de R$ 10 milhões em kit feira. O resultado foi a comercialização de mais de 27 mil toneladas de alimentos, gerando mais de R$ 80 milhões.

“A ADS nos abriu a oportunidade de sermos feirantes, nós já estamos aqui há aproximadamente quatro anos, nós passamos pela pandemia juntos. Então, nós nos sentimos como parte da ADS e, principalmente, sabendo que a ADS sempre nos retribui e não esquece de nós”, salientou Jorge.

“Eu frequento essa feira aqui no Shopping Ponta Negra desde quando inaugurou, desde lá do Cigs. Eu venho toda quarta-feira, porque o produto é de primeira qualidade e é tudo organizado, é tudo higiênico, então eu gosto por isso, pois eu compro produtos fresquinhos e é bom pra saúde da gente”, contou Antônio Vital, consumidor.

As feiras da ADS também estão presentes nos seguintes municípios:

Alvarães, Amaturá, Autazes, Apuí, Barcelos, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Canutama, Careiro Castanho, Envira, Humaitá, Iranduba, Ipixuna, Itacoatiara, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manicoré, Nhamundá, Novo Airão, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Pauini, Tapauá, Tonantins, Tefé e Urucará.

Programação semanal

Em Manaus, as feiras acontecem de terça-feira a domingo, em espaços estruturados pelo Governo do Amazonas, em diferentes zonas da capital.

Terça-feira, das 14h às 19h

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada;

Sumaúma Park Shopping, avenida Noel Nutels, Cidade Nova.

Quarta-feira, das 15h às 19h

Shopping Ponta Negra, avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra;

Amazonas Shopping, Av. Djalma Batista, 482 – Parque 10 de Novembro.

Quinta-feira, das 14h às 19h

Praça de Alimentação do Dom Pedro, rua José Bonifácio;

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada.

Sexta-feira, das 15h às 19h

Arena Amadeu Teixeira (estacionamento superior), zona centro-sul de Manaus;

Shopping Ponta Negra, no estacionamento G, zona oeste de Manaus (Produtos Regionais, Orgânicos e Agroecológicos).

Sábado, das 5h às 11h

Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, Crespo;

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, Cidade Nova;

Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva;

Comando Geral da Polícia Militar, rua Benjamin Constant, Petrópolis (das 5h às 10h).

Domingo, das 6h às 12h

Estacionamento da praia da Ponta Negra, bairro Ponta Negra;

Rodovia AM-010, km 29 – sentido Rio Preto da Eva.

Acesse www.ads.am.gov.br/feiras-interior/ para ter acesso ao calendário de feiras no interior.

Com informações da assessoria.