Início » Prefeito destaca apoio aos produtores rurais durante entrega de mais de 100 mil mudas de maniva de mandioca
Agro

Prefeito destaca apoio aos produtores rurais durante entrega de mais de 100 mil mudas de maniva de mandioca

Na busca para impulsionar a economia local, o prefeito de Manaus, David Almeida, deu início, nesta quarta-feira, 12/7, ao fomento do cultivo da maniva de mandioca, que irá beneficiar mais de 200 agricultores dos diferentes polos rurais da capital amazonense, tanto da região ribeirinha quanto da rodoviária. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

Durante o seu discurso, David Almeida explicou que a agroindústria de Manaus, atualmente, precisa importar a fécula de outros Estados. Por isso, a prefeitura está entrando como parceira dos produtores, para que essa renda fique na cidade e movimente a economia rural, gerando novos empregos e oportunidades para esses moradores das zonas mais afastadas da capital amazonense.

“Estamos entregando mais de 100 mil mudas e essa produção será adquirida por essa agroindústria, que vai beneficiar e poder usar esse produto na cidade de Manaus. Nós temos um consumo muito grande de tapioca, de fécula, e não temos produção para atender a cidade de Manaus. Por isso, a prefeitura está trabalhando com essa cadeia produtiva, por intermédio da Semacc, para que a gente possa dotar o produtor rural com a matéria-prima e também com implementos, para que ele possa ter uma boa produção e escoar, e ter a sua renda melhorada”, enfatiza Almeida.

Além das mudas, o prefeito David Almeida também assinou, durante o evento, o termo de cessão de uso e cooperação referente aos kits “Casa de Farinha” 2023, contendo um grupo gerador, ralador, uma prensa, um torrador, uma bomba d’agua, uma balança mecânica e um forno. Todas as comunidades terão seus espaços reformados para receberem os equipamentos.

Para o titular da Semacc, Wanderson Costa, a ação marca um novo ciclo para a história de Manaus, uma vez que os produtores estão sendo respeitados e ouvidos pela atual gestão municipal.

“É um momento de grande importância, de grande relevância para a cidade de Manaus, principalmente para a zona rural. Eu me sinto muito feliz por estar nesse movimento, que está fazendo história. O prefeito David Almeida, que tem a sua origem em feira e mercado, tem um olhar sensível para ouvir onde tudo começa, que é na área rural. Por isso, quando apresentamos esse projeto, logo ele abraçou e nos incumbiu de mudarmos a realidade dessas famílias e é exatamente isso que estamos começando a fazer aqui. Não tenho dúvidas que em um futuro muito próximo, vamos ver os frutos dessa produção no nosso Estado”, afirmou Costa.

Mandioca

A mandioca, alimento que está presente na mesa de aproximadamente 700 milhões de pessoas, de acordo com os dados do Ministério da Agricultura, possui grande valor energético e é bastante consumida no Estado. Além disso, também é usada na alimentação de animais e na fabricação de uma série de subprodutos, mas para a região Norte, ela faz parte da cultura e segurança alimentar da maioria da população, principalmente dos povos tradicionais.

Nesse sentido, essa cultura apresenta grande importância econômica ao Brasil, e Manaus inicia, não só com fomento para o aumento da produção da mandioca, no qual espera-se colher por meio deste fomento das manivas, mais de 100 toneladas de raízes, que serão transformadas nos mais diversos subprodutos da mandioca como farinha, goma e pé de moleque.