Início » Festival MegaCities ShortDocs anuncia 9ª edição no Brasil
Notícias Corporativas

Festival MegaCities ShortDocs anuncia 9ª edição no Brasil

O Festival é válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo, 17 no Brasil). Destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais de impacto positivo para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mdo. Os curtas devem ter no máximo 4 minutos.

As inscrições para o MegaCities ShortDocs, festival de documentários cidadãos, lançado há 9 anos em Paris, e que chegou ao Brasil numa parceria da marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris já estão abertas no site oficial do concurso.

O Festival é válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo, 17 no Brasil). Destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais de impacto positivo para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. Os curtas devem ter, no máximo, 4 minutos.

O MegaCities ShortDocs é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de, no máximo, 4 minutos, destacando uma iniciativa local que responda a um desafio urbano e a uma questão econômica, social ou ambiental em suas cidades. Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes, mas também por associações locais, metropolitanas ou internacionais, setor público, instituições e empresas. 

Para Maurício Machado, responsável pelo Festival no Brasil e criador da marca São Paulo São, a iniciativa é muito importante, pois “Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários traçam um retrato dos principais desafios para as questões urbanas atuais e sinalizam para soluções futuras dos problemas urgentes das grandes cidades”. “E isso pode inspirar outro morador ao colocar em prática um projeto que mudará a vida de um vizinho, de uma família, de um bairro ou de uma cidade”, destaca ele.

Um júri, formado por diretores e protagonistas de mudanças na França e no exterior, selecionará os documentários mais inspiradores, que serão exibidos durante a cerimônia final em Paris no dia 22 de maio de 2024 e, em outras cidades do mundo. No Brasil, o júri escolhido pela São Paulo São, integrado por especialistas e convidados ligados ao tema, vai avaliar os concorrentes em cinco categorias. Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os temas Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana. .

A partir da seleção, serão concedidos 6 prêmios nesta 9ª edição, com um valor total de € 11.500. Três dos vencedores também serão convidados para o Festival de Cinema de Cannes e o melhor curta premiado subirá as escadas do Festival em 24 de maio de 2024.

No ano passado, na oitava edição, “They don’t need to know (Eles não precisam saber)”, da Indonésia, foi escolhido o Melhor Curta da competição. O curta brasileiro, “Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia” de Pedro Urano (São Paulo) ganhou menção honrosa na categoria “Cidade de 15 minutos”. Um dado notável: das 350 inscrições no mundo, 80 foram de realizadores brasileiros de todas as regiões do país. O júri brasileiro do Festival, escolheu os 5 melhores, de uma lista de 20 finalistas.

A iniciativa no Brasil conta com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, do Consulado Francês, da Aliança Francesa Brasil e da SMRI – Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.

Sobre a Grande Metrópole de Paris

A Métropole du Grand Paris foi criada em 1 de janeiro de 2016. Foi fundada pela lei de 27 de janeiro de 2014 sobre a Modernização da ação pública territorial e a afirmação das metrópoles, e reforçada pela lei de 7 de agosto de 2015 sobre Novas organizações da República. 

Sobre a Film 4 Sustainable World

Associação de interesse geral fundada em Paris em 2014, cujo objetivo é inspirar através de documentários curtos, moradores, associações, empresas e autoridades eleitas a criar novas iniciativas, no coração das maiores+5511 cidades do mundo, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais respeitosa com o meio ambiente.

O site para inscrições: https://www.megacities-shortdocs.org/?lang=pt