Início » Prosamin+ promove roda de conversa sobre discriminação racial na Comunidade da Sharp
Educação

Prosamin+ promove roda de conversa sobre discriminação racial na Comunidade da Sharp

Ação faz parte da política de gênero e atenção a grupos vulneráveis, prevista no programa

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) promoveu, nesta quarta-feira (12/07), uma roda de conversa em alusão ao Mês de Combate à Discriminação Racial na Comunidade da Sharp, onde está sendo executado o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O encontro foi realizado com estudantes da Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, localizada no bairro Armando Mendes.  

A UGPE é um órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A ação na Comunidade da Sharp contou com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). De acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a atividade faz parte da política de gênero e atenção a grupos vulneráveis, adotada pelo programa.  

A roda de conversa discutiu questões sensíveis, como casos recentes de injúria racial e racismo, divulgados na mídia. Ao longo da discussão, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II foram participando bastante do assunto, refletindo sobre as desigualdades presentes em diferentes esferas da vida, desde o acesso a oportunidades até a representatividade nas mídias. 

Para o psicólogo Técnico Social da UGPE, Afonso Brasil, é fundamental trazer o debate para esta população, inserida em um lugar naturalmente marginalizado, contexto em que muitos podem acreditar que a criminalidade é o único caminho viável. “Nossa intenção é fazer com que essas pessoas consigam, a partir da informação, enxergar novas possibilidades de vida para si. E que, ao mudar de residência, ao serem reassentados, consigam também abrir novas portas, novos caminhos”.  

A mediadora da roda foi a assessora de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa da Sejusc, Camila Reis. Ela destacou a importância de abordar o racismo estrutural e ambiental com minorias sociais. “A gente vir nestas escolas contempladas pelo Prosamin é fundamental para que possam se entender como sociedade e recorrer aos seus direitos”, pontuou.  

Ações na Sharp 

O Prosamin+ foi lançado em julho de 2021, como um conjunto de ações e intervenções para requalificar áreas como as bacias do Igarapé do Quarenta, Educandos e São Raimundo, deslocando o eixo das suas intervenções pela primeira vez para a zona leste de Manaus. 

Além das ações de urbanização, habitação, saneamento básico, abastecimento de água, drenagem urbana e tratamento de áreas de risco socioambiental, o Prosamin+ também está comprometido com a inclusão, promovendo a diversidade de gênero e a atenção especial a grupos vulneráveis. 

As obras na Comunidade da Sharp já iniciaram, com a instalação de tapumes e remoção de resíduos do entorno do canteiro. O programa está urbanizando uma área de 340 mil m² ao longo do Igarapé do Quarenta, em um trecho entre a avenida Manaus 2000 e a Comunidade da Sharp, de onde estão sendo reassentadas 2.383 famílias.