Início » Espetáculo amazonense recebe três indicações para premiação nacional de teatro infantojuvenil, no Rio de Janeiro
Uncategorized

Espetáculo amazonense recebe três indicações para premiação nacional de teatro infantojuvenil, no Rio de Janeiro

FOTOS: Divulgação/Buia Teatro

A obra foi viabilizada pelo edital Prêmio Feliciano Lana e o cenário produzido na Central Técnica de Produção, em Manaus

Com temáticas atuais, a obra “Cabelos Arrepiados” da Cia Buia Teatro recebeu três indicações nas categorias: melhor iluminação, formas animadas e trilha sonora, dentre 44 espetáculos de todo Brasil, para concorrer à 7ª edição do “Prêmio CBTIJ”, do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude. O resultado da premiação será anunciado no dia 29 de março, em um evento que reunirá os indicados e a classe artística, na cidade do Rio de Janeiro. 

O espetáculo faz parte das políticas de fomento à cultura do Edital Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc, disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para o secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, o sucesso da obra é o resultado do investimento do estado na cultura. 

“Fomentar o setor cultural proporciona reconhecimento aos artistas do Amazonas, além de movimentar a economia do entretenimento. A obra reforça a relevância dos editais culturais que dão o suporte necessário para que muitos projetos saiam do papel e beneficiem milhares de pessoas”, disse Apolo. 

Além da classe artística, a obra amazonense envolveu a mão de obra local na produção no cenário giratório, produzido na Central Técnica de Produção (CTP) José Carlos Viana Marques (Zezinho), na Cachoeirinha. 

O diretor e idealizador de “Cabelos Arrepiados”, Tércio Silva, celebrou as indicações com entusiasmo, após ser indicado por Melhor Iluminação. 

“Em março acontece o maior prêmio do Teatro para Infância e Juventude e ter nossa opereta ‘Cabelos Arrepiados’ indicado em três categorias é uma alegria e emoção tremenda, porque somos nós, artistas do Amazonas, concorrendo com artistas que são gigantes e que tanto admiramos. Pra mim, só em concorrer, já é um reconhecimento”, revela o diretor.  

FOTOS: Divulgação/Buia Teatro

No ano passado, o elenco ficou em cartaz durante seis semanas no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro. E em São Paulo, percorreu várias casas de espetáculos do interior do estado. A obra também ganhou em duas categorias no 21º Prêmio Cenym, da Academia de Artes no Teatro do Brasil: de trilha sonora, assinada por Jefferson Mariano e de melhor grupo de teatro de 2022. A honraria é considerada o Oscar do teatro brasileiro, que chancela o Buia Teatro como um dos grupos teatrais mais ativos da região Norte.

Sinopse 

A opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, de Karen Acioly, com encenação do Buia Teatro de Manaus, já foi vista por mais de 20 mil pessoas, e circulou em seis estados brasileiros, em quase três anos de estrada. A obra conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir, envolvendo o público na história dos efeitos da privação de sono e sonhos, além de temas como amizade, relações parentais e consumismo. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais @buiateatro. 

Com informações da assessoria.