Início » Ministro Flávio Dino anuncia base fluvial Federal no Vale Javari
Uncategorized

Ministro Flávio Dino anuncia base fluvial Federal no Vale Javari

Comitiva do governo federal visitou Vale do Javari em fevereiro deste ano. (Foto: Paulo Liebert/Estadão Conteúdo)

O Vale do Javari é conhecido como a segunda maior reserva indígena do país. Foi na região que o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram mortos.


O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), anunciou a instalação de base fluvial da Polícia Federal na região do Vale do Javari (distante 1.136 quilômetros de Manaus), onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados, ano passado.

O ministro fez o anúncio através de sua conta no Twitter. Em fevereiro deste ano, uma comitiva do governo federal, liderada pela ministra dos povos indígenas Sonia Guajajara, visitou a região, marcando o início de uma força-tarefa para retomar a área explorada por invasores.

Confira: https://twitter.com/FlavioDino/status/1635961121810046977?s=20

A segunda maior reserva indígena do país é marcada por exploração ilegal de madeireiros, caçadores, pescadores e garimpeiros, além de ser passagem para narcotraficantes. Pondo em risco os líderes das comunidades, que são frequentemente ameaçados de morte.

Em junho do ano passado, a área ganhou destaque internacional após o caso do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, que foram sequestrados e assassinados por uma quadrilha envolvida em pesca ilegal.

com informações Portal Real time 1