Início » Tecnologia Steel Frame é opção para terrenos irregulares
Notícias Corporativas

Tecnologia Steel Frame é opção para terrenos irregulares

Material em aço galvanizado é ideal para construções em lugares que apresentam condições desfavoráveis

O Steel Frame começa a despontar como uma alternativa viável em comparação às práticas tradicionais da construção civil; o material não agride o meio ambiente, realizando um projeto sustentável e sensível ao meio que o cerca, de forma ágil e eficiente, até mesmo em lugares de adversidades geográficas, que necessitam de uma atenção especial e materiais que se adaptem ao terreno, além de beneficiar toda a cadeia produtiva da construção.

Empresários, arquitetos, urbanistas e profissionais da construção civil vem implementando em seus projetos, o Steel Frame, que não é uma obra orçada por metragem quadrada, ela é orçada tendo como base o projeto arquitetônico, de onde são tiradas todas as informações e medidas necessárias para o quantitativo de materiais e orçamento.

“O steel framing representa o futuro da construção. É uma escolha inteligente e econômica para quem deseja investir em tecnologia para construções em lugares com desafios climáticos e de geografia complexa, pois se adapta muito bem e é possível construir de maneira rápida, sem agredir o terreno e reduzindo o impacto com uma obra limpa, e de design atraente”, afirma André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina.

A ‘Casa Rober’ é um exemplo de projeto com esta aplicabilidade. Está localizada na cidade de El Bolsón, província de Río Negro, na Patagônia argentina. Uma área de vale, que fica entre duas formações montanhosas, a cordilheira dos Andes e a província de Piltriquitrón. Um local com características e paisagens únicas. Por estas razões, considerou-se que a tipologia e materialidade da casa, bem como a sua implantação no terreno em relação aos seus vizinhos. A construção exigia uma tecnologia que suportasse as adversidades geográficas e climáticas em que a casa seria submetida.

“O Steel Frame respondeu na perfeição às exigências ambientais da zona, onde a fase de construção se limita ao verão e meias estações, já que no inverno chove ou neva muito, sendo condição necessária a rapidez de execução. É um sistema que oferece grande conforto térmico e acústico. O isolamento multicamada permite que uma casa seja mais fresca no verão e mais quente no inverno, obtendo uma economia de energia significativa”, explica o arquiteto Juan Agustín Carpinello.

Além disso, como o isolamento entre os perfis, se obtém uma maior eficiência, sem reduzir a superfície útil dos quartos, tornando-a mais sustentável. O projeto exigiu um consumo de 54kg/m2 em perfis, sendo que as seções mais utilizadas foram guias e montantes de 100, 150 e 200mm. Foram utilizados os perfis Barbieri Drywall Plus e Steel Frame, adquiridos através da rede de distribuição.