Início » Utilização de cabos não halogenados exige cuidado específico
Notícias Corporativas

Utilização de cabos não halogenados exige cuidado específico

De acordo com a COBRECOM, que fabrica fios e cabos elétricos de baixa tensão, esses condutores que são indicados para edificações com grande afluência de pessoas, proporcionam várias vantagens para a instalação elétrica, pois garantem maior segurança das pessoas e do patrimônio por terem características especiais de não propagação das chamas, além da baixa emissão de fumaça e não emissão de gases tóxicos e corrosivos em casos de incêndios

A instalação elétrica é fundamental em qualquer tipo de edificação e precisa de planejamento, dimensionamento correto, materiais certificados e ter principalmente segurança. E no caso das edificações com grande afluência de público, é obrigatório que os profissionais envolvidos na construção especifiquem cabos elétricos não halogenados que potencializam a proteção de prédios, comércios e outros tipos de construções, pois evitam diversos riscos às instalações em casos de incêndios.

A principal característica desses condutores é o seu material isolante que não possui em sua composição o cloro, que é um material altamente tóxico em casos de incêndio.

“Os cabos não halogenados são produzidos com materiais livres de halogênio que emitem baixa quantidade de fumaça e não emitem gases tóxicos e corrosivos. Além disso, o material ainda oferece maior segurança por apresentar características especiais de não propagação das chamas e de autoextinção do fogo”, explica o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM.

Para a correta utilização e escolha dos cabos não halogenados, o professor recomenda algumas dicas:

1 – Os cabos não halogenados devem ser aplicados obrigatoriamente em locais com grande afluência de pessoas, como arenas esportivas, escolas, cinemas, teatro, shopping centers, hospitais, hotéis, centros de convenções, torres comerciais e residenciais de grande altura conforme recomendado pelas normas NBR 5410 e 13570 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Mas isso não impede que os cabos não halogenados sejam instalados em casas ou em outros locais já que o ponto forte do produto é garantir ainda mais a segurança das pessoas”, observa Moreno.

2- Os cabos não halogenados devem ser escolhidos e instalados de acordo com a ABNT NBR 13570 (Instalações Elétricas em Locais de Afluência de Público). Essa norma estabelece os requisitos para as instalações elétricas de edificações com grande afluência/movimentação de pessoas. Seu principal objetivo é garantir o funcionamento adequado às instalações, a segurança das pessoas e a preservação do patrimônio.

3- Assim como os demais tipos de cabos elétricos, os condutores não halogenados devem ser adquiridos com muita atenção e cuidado, pois de nada adianta ter o melhor projeto de instalação elétrica se os materiais adquiridos não tiverem os requisitos mínimos estabelecidos nas normas. “A economia inicial com a compra de condutores elétricos irregulares, por exemplo, sempre resultará em prejuízos e gastos maiores com a revisão da instalação elétrica, uma vez que, para resolver o problema, será necessário comprar novos produtos certificados e gastar com a mão de obra para essas correções”, adverte Moreno. 

4- Antes de comprar cabos não halogenados, é indicado buscar referências sobre a marca que está sendo adquirida, sobre a empresa que o fabrica, quantos anos está no mercado, entre outros. “Além da busca por empresas conhecidas e de procedência, também é preciso verificar na etiqueta de identificação do produto se contém o Selo do Inmetro. Deve ser inclusive checado no site desse órgão certificador se o número de registro do fabricante está válido, pois também existe a falsificação desse selo”, afirma o consultor técnico da COBRECOM. 

5- Também é importante conferir se o fabricante é associado da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos), que é mais uma garantia de confiança na hora de comprar condutores elétricos seguros e de qualidade, já que a entidade testa e avalia com muito rigor os produtos tanto de fabricantes associados, como também os das empresas não associadas. 

6- Ter o apoio de profissionais do segmento elétrico experientes na hora de adquirir os cabos não halogenados, além de outros materiais elétricos, é sempre uma alternativa interessante para comprar produtos de qualidade e segurança comprovadas. 

7- É recomendado comprar os cabos em lojas idôneas que prezam por vender materiais de boa qualidade. “Porém, é importante fazer uma pesquisa de preços e, se houver uma marca de cabo extremamente mais barata do que as outras, pode ser que esse condutor elétrico esteja fora de norma”, orienta Moreno.

8- Os cabos não halogenados também devem ser dimensionados corretamente. Caso contrário, o funcionamento e a segurança da instalação elétrica ficarão comprometidos. “Para fazer o projeto elétrico do imóvel e dimensionar todos os componentes adequadamente, deve ser contratado um profissional habilitado e qualificado como um engenheiro eletricista, tecnólogo ou um técnico eletrotécnico”, aconselha Moreno.

9- Também é importante que os condutores elétricos sejam compatíveis com os disjuntores instalados no quadro de luz para que a rede seja adequadamente protegida contra sobrecargas e curtos-circuitos.

COBRECOM possui livro sobre cabos não halogenados

Escrito pelo professor, engenheiro eletricista e consultor técnico da empresa, Hilton Moreno, o livro Cabos elétricos de baixa tensão para locais de afluência de público possui 52 páginas e além das explicações sobre o produto, também é possível ver exemplos, figuras, tabelas, entre outros.

Totalmente baseada na norma NBR 13570, a publicação trata dos seguintes assuntos: tipos de cabos elétricos e condutos admitidos em locais de afluência de público; escolha das linhas elétricas em locais de afluência de público de acordo com as influências externas; ligação de equipamentos móveis ou estacionários em locais de afluência de público; uso barreiras corta-fogo; produtos da COBRECOM para instalações elétricas em locais de afluência de público, entre outros.

O livro também é destinado para todos profissionais que lidam, direta ou indiretamente, com projeto, instalação, operação, manutenção, consultoria, inspeção, comercialização e ensino na área de instalações elétricas como engenheiros, técnicos, eletricistas, vendedores de lojas de elétrica e material de construção, professores e alunos, profissionais da construção civil, entre outros.

Para o download gratuito da obra basta acessar o site: https://cobrecom.com.br//arquivos/downloads-24-cabos-eletricos-de-baixa-tensao-para-locais-de-afluencia-de-publico-.pdf