Início » “A mulher pode sim estar em qualquer lugar”, afirma Yomara Lins em entrevista
Destaque Política

“A mulher pode sim estar em qualquer lugar”, afirma Yomara Lins em entrevista

Yomara Lins foi eleita vereadora com mais de 4 mil votos, nas eleições de 2020, e é estreante na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Em meio a um momento da política onde as mulheres têm buscado ocupar cargos públicos de relevância em ambientes ainda em sua grade maioria ocupada por homens, a vereadora Yomara Lins (PRTB) conseguiu entrar para a história de Manaus. Na semana de Carnaval, ela foi a primeira mulher a ocupar interinamente o cargo de prefeita da cidade.

Em entrevista ao Portal do Amazonas, nesta segunda-feira (27), Yomara falou da hora de ter ocupado o espaço, ainda que por um curto espaço de tempo, e salientou ainda que foi um momento importante na luta pela representatividade feminina no circuito da política de Manaus e do Amazonas.

“Foi uma honra, um privilégio essa experiência, mas também foi uma grande responsabilidade. Foi gratificante, até porque eu estava representando cada mulher manauara e mostrando que podem sim estar em qualquer lugar”, afirmou.

A vereadora assumiu o cargo no dia (17), dois dias após o início das obras na Avenida Djalma Batista. Yomara chegou a ouvir críticas sobre seu comando frente às obras.

“Algumas pessoas falaram, “mas uma mulher na frente?” e eu respondi: “olha, para administrar pode ser uma mulher, um homem, desde que tenhamos uma equipe qualificada”, disse.

Choque de realidade

Apesar de dois anos de mandato, a vereadora afirmou que foram apenas meses de aprendizado e que está se aprimorando no cargo.

“Meu choque de realidade foi tentar resolver tudo, são muitas demandas e solicitações, mas a gente não consegue resolver sozinha. Esses dois primeiros anos foram de aprendizado, estou me aprimorando e aprendendo com os erros”, contou.

Ao ser questionada sobre ser uma representação para mulheres manauaras, Lins comentou que as mulheres devem ser incentivadas a buscar cargos dentro da política e também se interessar pelo assunto.

“Sou vereadora para todos, quero atender todos os bairros e pessoas de Manaus. Muitas vezes as mulheres não querem se envolver na política. Precisamos aumentar esse quantitativo, principalmente em Manaus”, concluiu.

Confira a entrevista completa: https://fb.watch/iYK4iM0VEE/?mibextid=qC1gEa