Início » Aromaterapia: conheça os benefícios de cada cheirinho
Saúde

Aromaterapia: conheça os benefícios de cada cheirinho

Saiba como melhorar a energia do ambiente e de quebra, decorar a casa!

Além de perfumar o ambiente, a infusão de essências naturais é capaz de promover uma atmosfera mais agradável e convidativa para quem está presente. E na busca por essa sensação de bem-estar, os aromatizadores e difusores estão ficando cada vez mais populares, sobretudo, quando aliado às tendências de decoração.  

Na aromaterapia, por exemplo, os aromas que, por sua vez, têm como base os óleos essenciais extraídos de plantas medicinais podem auxiliar a equilibrar a energia do ambiente e das pessoas. Segundo a Luciene Reisler, terapeuta e consultora da plataforma iQuilíbrio, as essências são ótimas ferramentas para melhorar o clima do lar, empresa, consultório, ou onde mais você transitar. “Ao escolher o aroma adequado, é possível colher os benefícios rapidamente, pois as fragrâncias trabalham não apenas no ambiente, mas também na mente, alma e corpo físico” pontua.

A especialista ainda explica que as sensações que os aromas oferecem têm ligação direta com o armazenamento de memórias. Ou seja, se você tem aquele ambiente específico para reunir toda a família, o ideal é pensar em um aroma que traga uma sensação de união e de boas lembranças.   

Indo ao encontro desta tendência, diversas marcas de cosméticos têm investido bastante em criar itens que misturem os benefícios da aromaterapia em embalagens convidativas e impactantes. Entre elas, a Phytoervas ganha destaque. A empresa é conhecida por extrair os ativos da natureza em sua forma mais pura e os incluir na formulação dos seus produtos, preservando os nutrientes encontrados na natureza e entregando qualidade sem agredir o meio ambiente.

Neste mix de produtos, são quatro opções:

Phyto Tropical: Com uma delicada fragrância floral frutal almiscarada, essa essência envolve sua casa com a sensação de aconchego e bem-estar. Com notas de topo de limão, notas de corpo florais como jasmim e rosas e notas de fundo almiscaradas como cedro, musk e âmbar, a Phyto Tropical é uma ótima alternativa para aumentar a alegria interior e o otimismo.

“O aroma do limão permite auto expressão, fazendo com que a mente se concentre melhor, enquanto as notas florais trazem entendimento para os medos, carências, possessividade e ciúmes. E as notas de fundo trazem a esperança e fé necessárias para alcançar a paz e aquilo que o coração deseja. A busca pelo seu equilíbrio pessoal” – garante a especialista.

Phyto Floral: Com uma deliciosa fragrância frutal floral, esse aroma preenche sua casa em uma atmosfera de conforto. O Floral possui notas de topo cítricas como bergamota e limão, notas de corpo florais como lírio do vale, rosas e ylang-ylang e notas de fundo amadeiradas como patchouli, cedro e âmbar.

Segundo Reisler, com o aroma de bergamota no topo esse produto conduz a superação de desafios e tira qualquer pessoa do estado de letargia; trabalha também a aceitação e a confiança. O limão gera a alegria interior necessária para transformar pessimismo em otimismo; trazendo mais conexão mental. Esse aromatizador contribui para o sentimento de relaxamento, descanso profundo e harmonia.

Phyto Ritual: Formulado com os óleos essenciais petitgrain, eucalipto e laranja, essa fragrância oferece um clima de serenidade e equilíbrio para o seu lar. O aroma cítrico e refrescante da verbena, promove um ritual de cuidado e harmonia.  A Petigrain ajuda a reconhecer e superar padrões comportamentais, auxiliando naqueles momentos de angústia, sem ânimo e solidão. Nesse sentido, e segundo a especialista, o os aromas presentes abrem o coração agindo na liberação das tristezas profundas que ficam retidas no emocional, mental, etérico e físico.

Phyto Botânica: Com uma marcante fragrância floral cítrica amadeirada, a Phyto Botânica envolve o lar com a sensação de bem-estar. A bergamota, as notas de corpo de jasmim, lírio do vale e rosas, em conjunto com as notas de fundo amadeiradas em uma composição de cedro, patchouli e musk trazem uma essência de notas mais afrodisíacas.

A terapeuta Reisler, explica que além de afrodisíaco, o aroma de jasmim é excelente para processos depressivos, ansiedade e exaustão. Junto com a bergamota que conduz na superação de desafios e tira qualquer pessoa do estado de letargia. Já as composições amadeiradas trabalham os chakras raiz e sexual, atuando em medos ligados à sobrevivência e dissipando pensamentos negativos, melhorando a libido e desbloqueando a energia sexual.

Por fim, vale destacar que a Aromaterapia é uma ciência que busca promover saúde e bem-estar físico, mental e emocional através do uso terapêutico dos óleos essenciais.