Início » Diabetes : as bebidas que reduzem o risco de morte de pacientes em até 25%
Saúde

Diabetes : as bebidas que reduzem o risco de morte de pacientes em até 25%

Foto: Unsplash

Pessoas com diabetes tipo 2 que bebem mais café, chá ou água podem reduzir em até 25% seu risco de morte prematura, segundo um novo estudo. Por outro lado, o consumo de mais bebidas açucaradas aumenta o risco de doenças cardíacas em 25% e a probabilidade de morte por algum evento cardiovascular em 29%. A conclusão é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Harvard, publicado recentemente na revista científica The BMJ.

“As bebidas são um componente importante da nossa dieta e a qualidade pode variar enormemente. As pessoas que vivem com diabetes podem se beneficiar especialmente com o consumo de bebidas saudáveis ​​– mas os dados são escassos. Essas descobertas ajudam a preencher essa lacuna de conhecimento e podem informar os pacientes e seus cuidadores sobre dieta e controle do diabetes, disse o principal autor Qi Sun, professor associado dos Departamentos de Nutrição e Epidemiologia da Escola de Saúde Pública T. H. Chan, de Harvard, em comunicado.

Os pesquisadores analisaram dados de saúde e dieta de cerca de 15,5 mil adultos com diagnóstico de diabetes tipo 2 que faziam parte do Nurses’ Health Study e do Health Professionals Follow-Up Study nos Estados Unidos. Quase 75% eram mulheres com idade média de 61 anos.

A cada dois a quatro anos, por uma média de 18 anos, os voluntários responderam perguntas sobre o consumo de oito tipos diferentes de bebidas – adoçadas artificialmente, café, suco de frutas, leite com baixo teor de gordura e integral, água pura, chá e bebidas açucaradas.

A ingestão de mais de uma bebidas açucarada por dia foi considerada um alto nível de consumo. Já o baixo consumo foi inferior a uma bebida açucarada por mês. O estudo também definiu uma alta ingestão de café (com cafeína e descafeinado) como quatro xícaras por dia, chá como duas xícaras por dia, água como cinco copos por dia e leite com baixo teor de gordura como dois copos por dia. Uma quantidade baixa para cada uma destas bebidas foi inferior a uma xícara ou copo por mês.

Os resultados mostraram que a doença cardiovascular é a causa mais comum de morte para pessoas com diabetes tipo 2. Aqueles que consumiam regularmente bebidas açucaradas tinham um risco 20% maior de morte prematura por qualquer causa e uma probabilidade 29% maior de óbito por eventos cardiovasculares, como um ataque cardíaco, em comparação com aquelas que consumiam menos. Cada porção diária adicional desse tipo de bebida foi associada a um aumento de 8% na mortalidade por todas as causas.

Por outro lado, aqueles que consumiam mais café, chá, água e leite com baixo teor de gordura, corriam um risco menor de morte do que aqueles que ingeriam uma quantidade baixa destas bebidas. Por exemplo, o consumo de café foi associado a uma redução de 26% no risco de morte precoce, o chá em 21%, a água e, 23% e o leite com baixo teor de gordura em 12%.

No que diz respeito às doenças cardiovasculares especificamente, os dados mostram que uma maior ingestão de café está associada a uma redução de 18% no risco de doenças cardíacas. Beber leite com baixo teor de gordura reduziu a probabilidade de ter problemas cardíacos em 12%.

O risco de morte precoce aumentou 8% para cada porção adicional por dia.

Consumir grandes quantidades de café, chá, água e leite com baixo teor de gordura, por outro lado, foi associado a menor mortalidade quando comparado a beber uma quantidade baixa, de acordo com o estudo. Houve um risco 26% menor de morte precoce associado ao consumo de café, 21% para chá, 23% para água pura e 12% para leite com baixo teor de gordura.

Olhando especificamente para as doenças cardiovasculares, os dados mostraram que uma maior ingestão de café estava associada a uma redução de 18% no risco de doenças cardíacas. Beber leite com baixo teor de gordura reduziu as chances de ter problemas cardíacos em 12%, segundo o estudo.

De O Globo.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário