Início » PGE-AM assina convênio com a Ufam com vistas à concessão de estágio obrigatório aos acadêmicos de Direito
Educação

PGE-AM assina convênio com a Ufam com vistas à concessão de estágio obrigatório aos acadêmicos de Direito

FOTOS: Artur Cesar/PGE-AM


Alunos terão a oportunidade de vivenciar na prática como é executada a advocacia pública no Estado

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), celebrou, nesta segunda-feira (29/05), assinatura de convênio com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com vistas à concessão de estágio obrigatório aos acadêmicos do curso de Direito da instituição.   

O procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, destacou a importância da experiência dos alunos dentro da PGE, em razão do vasto leque de áreas de atuação do órgão.

“Esse convênio com a Ufam vai propiciar aos discentes a terem um conhecimento maior de como é executada a advocacia pública no Estado do Amazonas. As matérias correlatas, as nossas defesas, ações nas áreas de execução fiscal, ambiental, mobiliária, fundiária, responsabilidade extracontratual do Estado, enfim, isso vai permitir que o aluno saia mais apto ao mercado de trabalho”, explica o procurador-geral do Estado.

Para a coordenadora do Cejur da PGE-AM, a procuradora Clara Maria Lindoso e Lima, o convênio também é de grande relevância para a PGE. “Colaborando com a Ufam estamos exercendo, inclusive, esse papel social de auxiliar na aprendizagem dos estudantes da faculdade de Direito”, destaca.

Ela explica que os alunos irão para dentro da PGE-AM, orientados por um professor da faculdade, além de serem orientados pelos procuradores para vivenciarem o dia a dia de um Procurador do Estado. “Isso será muito enriquecedor no processo de aprendizagem desses alunos”, afirma Clara Maria Lindoso e Lima.

A assinatura do convênio contou ainda com a presença dos subprocuradores-gerais do Estado, Mateus Severiano da Costa e Eugênio Nunes Silva, além da Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação da Ufam, Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, e do diretor da Faculdade de Direito da Ufam, Adriano Fernandes.  

“É com imensa satisfação e com grande expectativa que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação participou hoje da celebração do convênio com a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas. Certamente, esta oportunidade de desenvolver a prática jurídica real no âmbito da PGE complementará a aprendizagem teórica dos alunos, o que consequentemente será um diferencial extremamente positivo quando inseridos no mercado de trabalho”, afirmou Vanessa Ferreira.

“A PGE abriu as portas para a gente aplicar, na prática, toda a teoria que os alunos recebem na faculdade. O objetivo desse convênio, pedagogicamente, é trazer para os alunos toda a realidade do Direito na visão prática. Aqui na PGE vamos ter um vasto campo de possibilidades de disciplinas para que o aluno consiga aprimorar o seu conhecimento”, afirma o diretor da Faculdade de Direito da Ufam, Adriano Fernandes.   

Com informações da assessoria.