Início » Ombro deslocado: o que pode causar e como tratar?
Saúde

Ombro deslocado: o que pode causar e como tratar?

Como o ombro é uma articulação que apresenta uma grande amplitude de movimento, é comum ocorrer a luxação do ombro, ou seja, ele sair do lugar. No mês passado, por exemplo, durante o game-show norte americano The Price Is Right, um participante deslocou o ombro ao celebrar sua vitória.

Mas em que circunstâncias isso acontece? “O ombro pode deslocar quando o braço é forçado a girar para fora, fazendo com que a parte superior do úmero vá para fora do seu encaixe. Geralmente, acontece em práticas esportivas, na execução errada de algum exercício físico, em quedas e acidentes de trânsito”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC), Sandro da Silva Reginaldo. “Certas pessoas possuem uma articulação “mais frouxa” facilitando o deslocamento e não necessariamente elas podem ter sido submetidas a um algum trauma, pontua.”

O especialista destaca os sinais do ombro deslocado. “Nos primeiros momentos, a pessoa sente uma dor intensa e dificuldade de movimentar o ombro e, às vezes, não conseguindo levantar o braço para a frente. Em alguns casos, pode haver desnivelamento de um ombro para o outro, hematomas e até dormência próxima a lesão”, diz.

Ao perceber os sintomas, é preciso que o paciente procure imediatamente uma avaliação clínica correta realizada por um especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, para passar o melhor tratamento. “Nos primeiros instantes, solicitamos exames de imagem para determinar se o ombro se encontra no lugar e se houve outras lesões no local”, afirma Sandro.

Após o diagnóstico por um especialista, o tratamento é realizado inicialmente com medicamentos antiinflamatórios e analgésicos para alívio dos sintomas, e fisioterapia para retorno da função. “Em muitos casos, na abordagem inicial, é necessário fazer a manobra de “colocar o ombro no lugar”. Feito isso, o ombro será imobilizado com o uso de uma tipoia, mantendo o braço junto ao corpo”, explica o presidente da SBCOC.

Quando o tratamento conservador não surte efeito e o paciente já teve outros deslocamentos e lesões associadas (como nos tendões do manguito rotador e da parte ligamentar), o procedimento cirúrgico pode ser indicado. “Habitualmente, é realizado por artroscopia, técnica minimamente invasiva que consiste em fazer pequenas incisões de 1 a 2 cm, através das quais são introduzidas uma câmera e instrumentos delicados para a realização do reparo das estruturas danificadas. A artroscopia é rápida e considerada um procedimento simples, mas exige treinamento por parte do médico para realizá-la e atenção do paciente no período pós-operatório,” salienta o especialista.