Início » Abril Verde: Policlínica Codajás promove ações de segurança e saúde para servidores e usuários do SUS
Saúde

Abril Verde: Policlínica Codajás promove ações de segurança e saúde para servidores e usuários do SUS

FOTOS: Islânia Lima/SES-AM

Unidade de saúde implementa projetos de segurança e qualidade de vida no trabalho por meio de núcleo especializado.

Em alusão à campanha Abril Verde, movimento para conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho, a Policlínica Codajás, unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destaca que tem implementado diversas ações para garantir a segurança dos cerca de 500 servidores e dos 30 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que frequentam a unidade mensalmente. 

As ações são coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pela Comissão de Controle e Infecção, que promovem palestras, treinamentos de biossegurança, supervisões e cuidados com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), além de prevenir infecções cruzadas e oferecer treinamentos sobre cuidados com a saúde e qualidade de vida.  

A coordenadora do Núcleo de Segurança, enfermeira Andrea Procópio, explica que foram realizadas melhorias nos processos de trabalho para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Criamos um fluxo para acidente com material biológico para ter um controle mais rigoroso de tudo o que ocorre na unidade. Nossas ações são diárias, com apoio coletivo dos nossos servidores e usuários, para que assim possamos ter um ambiente mais saudável e seguros para todos e tendo com resultado, menos riscos à saúde humana”, declarou.

Ações e projetos

A Policlínica Codajás tem se preocupado não só com a segurança, mas também com a saúde dos servidores e usuários do SUS. A unidade montou um “Carrinho de Emergência” para o primeiro atendimento e estabilização em casos de parada cardiorrespiratória, comprometimento das vias aéreas, ventilação, instabilidade hemodinâmica progressiva, choque, hemorragia intensa, erupções cutâneas com comprometimento das vias aéreas, perda súbita do nível de consciência, convulsões e outras emergências.

A unidade também ofereceu vacinas aos servidores, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Petrópolis, e atendimentos no Núcleo de Assistência em Saúde ao Servidor (NASS), com especialistas da unidade de saúde nas quartas e quintas-feiras. 

Para o diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, as ações em segurança e cuidados com a saúde do servidor e dos usuários do SUS demonstram que a unidade está no caminho certo. 

“Quem cuida, precisa também ser cuidado e ter segurança no ambiente de trabalho. Esta é uma meta especial, pois através dela, conseguimos proporcionar aos nossos colegas e visitantes uma maior confiança no ambiente em que estamos, seguindo todos os protocolos e determinação do governador Wilson Lima, em prol de toda a população”, finalizou.

A unidade também oferece terapia em grupo, semanalmente, com a equipe de educadores físicos da unidade para os servidores, visando o bem-estar em saúde dos profissionais de saúde. Para o mês de maio, a Policlínica Codajás pretende oferecer um curso de primeiros socorros para os servidores, com o objetivo de fornecer melhor instrução a todos em casos de emergência dentro da unidade.

Com informações da assessoria.