Início » Empresas de médio porte podem obter crédito no exterior
Notícias Corporativas

Empresas de médio porte podem obter crédito no exterior

Medida financeira requer cumprimento de requisitos de garantia; acesso possibilita expansão de empreendimentos

Conforme dados do Banco Central do Brasil, em 2022, cerca de 50 mil empresas brasileiras de pequeno e médio porte obtiveram crédito em países estrangeiros, representando um aumento de 10% em comparação ao ano anterior. 

Os Estados Unidos são as principais nações que disponibilizam crédito às empresas brasileiras de pequeno e médio porte, principalmente via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o qual possui um programa que oferece empréstimos com juros subsidiados e outros benefícios para ajudar as organizações brasileiras a se estabelecerem no país.

A Europa também se mostra com um destino importante destino para empresas brasileiras de pequeno e médio porte que buscam financiamento. O Banco Europeu de Investimento (BEI) oferece uma variedade de produtos financeiros para tais empresas, incluindo empréstimos, garantias e capital de giro. 

Entretanto, a disponibilidade de crédito demanda a observância de uma série de requisitos prévios, tanto para salvaguardar as empresas nacionais quanto as instituições estrangeiras que têm permissão para atender as empresas brasileiras.

“Primeiramente é realizada uma análise de elegibilidade no Brasil mediante a apresentação de documentos e garantia imobiliária, e então é feito um requerimento de crédito para internacionalização e submissão ao fundo escolhido. Para participar desse processo, a empresa deve ter um faturamento anual mínimo de  R$ 24 milhões”, explica Luciano Bravo, CEO da Inteligência Comercial e Country Manager da  Savel Capital Partners.

A fim de facilitar a inclusão do empresário neste processo, Bravo ressalta que é possível contar com empresas especializadas em consultoria para créditos estrangeiros. “Na IC, por exemplo, possuímos uma estrutura empresarial em Portugal, e a obtenção de crédito ocorre nos Estados Unidos. Todos os brasileiros com uma estrutura de empresa internacional são bem-vindos para buscar crédito nos EUA”, finaliza Bravo.

Para obter mais informações, basta acessar: www.inteligenciacomercial.com