Início » Enem: 5 dicas de como se preparar utilizando recursos online
Educação

Enem: 5 dicas de como se preparar utilizando recursos online

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é um dos mais importantes momentos na jornada acadêmica de todo estudante. A avaliação é fundamental para aqueles que desejam ingressar em universidades por meio de estratégias do governo federal como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), dedicado às instituições públicas, o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), sendo os dois últimos para ingresso em instituições privadas.

Realizado anualmente, atingir notas satisfatórias no Enem pode ser o diferencial para o ingresso do indivíduo em uma boa universidade no curso dos sonhos.

Entretanto, para aqueles que não conseguiram realizar a prova com o intuito de se candidatarem às vagas do Sisu, Prouni e FIES, ou mesmo para tentar outros vestibulares que utilizam a nota do exame como critério de seleção, uma alternativa para conquistar o tão sonhado diploma universitário é o Pravaler, que tem parceria com mais de 500 instituições de ensino superior no Brasil.

Na plataforma de financiamento estudantil privado, os estudantes não dependem do resultado do Enem para ter o crédito aprovado e ainda podem financiar as mensalidades do seu curso em até o dobro do tempo da sua graduação, pagando parcelas menores e que cabem no bolso.

Ainda assim, preparar-se bem para esse exame é essencial, uma vez que uma boa nota ainda pode abrir diversas portas para milhões de alunos brasileiros. Felizmente, hoje, existem diversos recursos digitais disponíveis para ajudar os estudantes nesse processo. Abaixo, estão cinco dicas de como se preparar para o Enem utilizando recursos on-line.

1) Treine para a redação

A redação é uma das mais essenciais e, consequentemente, temidas partes do Enem. Por isso, a prática pode ser o melhor preparo para atingir uma boa nota. Hoje, existem diversas plataformas onde o aluno pode treinar sua redação, algumas até mesmo oferecendo devolutivas do texto corrigido e com os erros apontados.

2) Realize simulados

Simulados são uma das estratégias mais úteis para preparar-se para provas como o Enem, pois além de testar os conhecimentos do aluno, o ajuda a se preparar para o tempo de prova. Diversos sites oferecem simulados de acesso gratuito, e o Pravaler é um deles, disponibilizando diversas opções em seu blog.

3) Assista videoaulas

Professores extremamente qualificados hoje disponibilizam videoaulas dos mais diversos conteúdos na íntegra e de forma gratuita. Essas aulas são uma excelente opção para aqueles que desejam revisitar um conteúdo de uma forma mais dinâmica do que livros e/ou apostilas.

4) Utilize as redes sociais

Pode parecer algo contraditório, mas existem diversos fóruns de discussão e grupos de alunos e professores que são voltados para dicas de estudo e preparo para o Enem e outras provas. Trata-se de uma ótima opção para aqueles que buscam acrescentar mais interação humana à sua rotina de estudos.

5) Faça exercícios de provas anteriores

Seja por meio dos simulados supracitados ou de questões soltas, revisitar as provas anteriores é uma ótima maneira para o aluno se familiarizar com a linguagem do Enem e entender o tipo de conteúdo e abordagem que a prova leva, ao passo em que treina o conteúdo em questão.