Início » Seap inicia cursos profissionalizantes em Unidades Prisionais da capital e interior do Estado
Educação

Seap inicia cursos profissionalizantes em Unidades Prisionais da capital e interior do Estado

FOTOS: Divulgação/Seap

Em parceria com o Cetam, serão ofertados 13 cursos em diversas áreas

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Centro Tecnológico do Amazonas (Cetam), realizou na manhã desta segunda-feira (12/06), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), a solenidade de abertura da programação de cursos que serão ministrados nas Unidades da capital e do interior do Estado.

As formações são voltadas ao público intra e extramuro, por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e da Escola de Administração Penitenciária (Esap), e tem como objetivo a ressocialização e capacitação das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) para o mercado de trabalho.

Dentre os cursos ofertados estão: ‘Soldagem em eletrodo revestido’, ‘Instalações hidráulicas’, ‘Instalação e manutenção de condicionador de ar’, ‘Ornamentações com balões’, ‘Instalações elétricas de baixa tensão’, ‘Confeitaria’, ‘Barbeiro’, ‘Corte e escova’, ‘Iniciação de corte e costura’, ‘Pintura predial’, ‘Informática básica’, entre outros.

Para o secretário da pasta, coronel Paulo Cesar, “A busca pelo conhecimento é imprescindível para o processo de superação do público intra e extramuro. É necessário ressaltar a parceria selada entre a Seap e o Cetam através do Governo do Estado, que tem como primícia a transformação de vidas seja por meio do trabalho, dos estudos ou de projetos de ressocialização”.

A Coordenadora de cursos de qualificação do Cetam, professora Regiomara Lasmar, afirma que “O Centro tem a missão de levar qualificação profissional em todo o Estado do Amazonas, priorizando a qualificação social do trabalhador no meio em que vive, sendo fator indispensável para o acesso e permanência no mercado de trabalho”.

De acordo com Cheryde Caroline, Gerente da Rh Multi, “Os cursos vêm para firmar a proposta da empresa, e oportunizar para a população carcerária, educação profissionalizante, entendendo que essa educação vai favorecer a inserção dos reeducandos no mercado de trabalho’’.

Com informações da assessoria.