Início » Saullo Vianna lidera iniciativa para reconstruir comunidade devastada por desbarrancamento em Beruri com emenda de bancada
Geral Política

Saullo Vianna lidera iniciativa para reconstruir comunidade devastada por desbarrancamento em Beruri com emenda de bancada

O parlamentar também participou de reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, junto com a Bancada Federal e prefeitos do interior do Amazonas. O foco: a urgente assistência aos municípios em meio à seca dos rios

O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) propôs, durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, que os parlamentares federais do estado direcionem emenda de bancada à Lei Orçamentária Anual (LOA) para viabilizar a construção de casas destinadas às famílias desabrigadas após o desbarrancamento em Beruri, município do Amazonas. O deslizamento de terra, conhecido como fenômeno natural ‘Terras Caídas’, destruiu a única Unidade Básica de Saúde do local, afetou mais de 47 residências e causou danos a mais de 300 pessoas na comunidade do Arumã.

“É nossa responsabilidade proporcionar às famílias uma chance de recomeçar em um ambiente seguro e digno. Toda essa comunidade vai desaparecer dessa região por causa do risco eminente de desabamento. Por isso, tomo a atitude de pedir essa emenda para que possamos reconstruir Arumã nessa região, pois várias comunidades dependem dela. Espero que possamos construir 150 unidades habitacionais para auxiliar essas pessoas. O estado do Amazonas pede socorro”, afirmou Saullo.

Vianna reforçou que além da reconstrução das casas, também é necessária a reconstrução da escola e da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arumã, que por ser um polo atendiam a população de comunidades vizinhas, que agora terão ainda mais dificuldade no acesso à educação e saúde.

Até o momento, duas vítimas fatais foram confirmadas e três pessoas estão desaparecidas. A situação continua crítica, com o solo ainda apresentando movimentações e o nível de água gradualmente aumentando, dificultando o acesso das equipes de resgate. Como medida preventiva, a comunidade será realocada integralmente, uma vez que persiste o risco de novos deslizamentos. A proposta de Saullo Vianna visa à construção de uma vila habitacional no estilo do programa “Minha Casa, Minha Vida”, com subsídios do governo federal.

Estiagem – Saullo Vianna também chamou a atenção para a reunião que ocorreu, hoje (3), no Ministério do Desenvolvimento Regional, onde a bancada federal do Amazonas se uniu aos prefeitos do interior do estado. O objetivo principal: buscar assistência urgente do Governo Federal para os municípios que enfrentam as complicações devastadoras devida à seca dos rios Solimões e Amazonas.

O grupo foi recebido pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e sua equipe, em busca de medidas humanitárias essenciais em meio a essa crise. As comunidades ribeirinhas, que dependem diretamente dos rios para acesso, estão enfrentando uma situação particularmente difícil.

Entre as demandas apresentadas, destacam-se a necessidade de cestas básicas, fornecimento de água potável, madeira, combustível e medicamentos. Além disso, o aumento significativo no preço dos produtos, devido às dificuldades no transporte, foi discutido como um problema sensível que precisa ser resolvido.