Início » Não consigo dizer quando os juros vão cair, mas estamos no caminho certo, diz Campos Neto no Senado
Economia

Não consigo dizer quando os juros vão cair, mas estamos no caminho certo, diz Campos Neto no Senado

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, nesta terça-feira (25), que não tem a “capacidade” de dizer quando a taxa de juros vai cair, mas “as coisas têm caminhado no caminho certo”.

O dirigente da autarquia foi convocado para uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para explicar o atual patamar da taxa Selic, em 13,75% ao ano desde agosto passado.

“Eu não tenho capacidade de dizer [quando vai cair]. Sou um voto de nove. Mas é um processo técnico que tem o seu tempo e as coisas têm caminhado no caminho certo”, disse, referindo-se à composição do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que é quem toma decisões referentes à política monetária do país.

Questionado sobre se a nova regra fiscal seria o suficiente para garantir a queda na taxa de juros, Campos Neto afirmou que é, sim, uma parte importante na composição da avaliação do BC sobre o cenário econômico. “A parte fiscal faz com que as expectativas de inflação caiam, isso aconteceu quando foi aprovado o teto de gastos”, disse, ressaltando que também garante estabilidade institucional.

De acordo com ele, a apresentação do novo marco, entregue para tramitação no Congresso na semana passada, gerou ganhos na parte curta da curva de juros futuros. “Mas precisamos estabilizar a parte longa”, ressaltou.

O atual nível da taxa de juros tem sido alvo constante de críticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ponto de criar tensões institucionais entre o Executivo e o Banco Central. Para a ala política, a Selic em 13,75% contrai excessivamente a atividade econômica e pode gerar uma crise de crédito.

Com informações de CNN Brasil.