Início » FCecon divulga resultado de seleção para primeiro doutorado em Oncologia do Amazonas
Saúde

FCecon divulga resultado de seleção para primeiro doutorado em Oncologia do Amazonas

FOTO: Arquivo/FCecon

Foram aprovados seis candidatos e o período de matrícula é de 4 a 11 de setembro

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon) e o A.C. Camargo Cancer Center divulgam, nesta sexta-feira (01/09), o resultado com a lista dos aprovados no primeiro Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de Oncologia do Amazonas. O resultado pode ser acessado nas páginas do A.C Camargo (https://accamargo.org.br/ensino/eventos/doutorado-interinstitucional-dinter-012023) e da FCecon (http://www.fcecon.am.gov.br/ensino-e-pesquisa/dinter/).

Foram aprovados seis candidatos, os quais foram selecionados por meio da análise do projeto proposto, titulação acadêmica, produção intelectual, atividades acadêmicas e defesa do projeto junto à banca examinadora.

Avanços

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, destaca que esta é a primeira turma de Doutorado em Oncologia no Amazonas, e trará benefícios ao estado.

“Essa iniciativa é extremamente importante para o estado do Amazonas, para a Oncologia do Amazonas, para a Fundação Cecon, para a população e nossos pacientes. Estaremos fazendo um esforço na formação de recursos humanos ainda mais qualificados. E, assim, com um time maior de doutores, a Fundação irá se colocar no mapa do Brasil e do mundo como referência do tratamento e das pesquisas em Oncologia”, disse.

Pesquisas

Dentre os temas aprovados, estão “Estudo com pacientes oncológicos acompanhados no serviço de terapia da dor e cuidados paliativos da Fundação Cecon: uma análise da qualidade de vida e do impacto de uma intervenção de meditação com realidade virtual imersiva para o alívio da dor”; “Avaliação da qualidade de vida e função sexual em pacientes com câncer de reto submetidos à terapia multimodal”; e “Caracterização clínica e molecular de pacientes com câncer colorretal na FCecon”.

Outros temas são “Análise epidemiológica do câncer de laringe e a correlação com o índice de desenvolvimento humano no Brasil: estudo de base populacional”; “Avaliação clínica, endoscópica, nutricional e molecular de pacientes com câncer em hospital referência no Amazonas”; e “Avaliação do impacto do atendimento automatizado remoto de pacientes em tratamento com quimioterapia de alto poder emetogênico (causam náuseas) na redução de complicações”.

Matrícula

Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula no período de 4 a 11 de setembro, inserindo os documentos exigidos na plataforma Genius. A integração com os alunos ocorrerá no dia 12 de setembro.

O curso de doutorado terá duração de até 48 meses. As disciplinas serão oferecidas no formato online, com docentes do A.C. Camargo.

Com informações da assessoria.