Início » Bois Corre Campo e Brilhante são os campeões do Festival Folclórico do Amazonas
cultura

Bois Corre Campo e Brilhante são os campeões do Festival Folclórico do Amazonas

FOTOS: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

O Corre Campo sagrou-se hexacampeão na categoria Master A e o Brilhante venceu na Master B, passando para a categoria Master A em 2024

Os bois-bumbás de Manaus Corre Campo e Brilhante foram os grandes campeões das categorias Master A e Master B, respectivamente, do 65⁰ Festival Folclórico do Amazonas. É a sexta vez consecutiva que o Corre Campo é campeão na categoria Master A. O Brilhante, com a vitória na categoria Master B, ganha o direito de concorrer na categoria Master A no festival do próximo ano.

Na categoria Master A, a soma de 319,9 pontos garantiu ao boi-bumbá Corre Campo o título de campeão. O boi-bumbá Garanhão ficou em segundo lugar com 318,5 pontos e o Galante obteve o terceiro lugar com 316,3 pontos.

Na categoria Master B, o Brilhante se consagrou campeão com 319,2 pontos. O boi-bumbá Tira Prosa ficou em segundo lugar com 318,4 pontos e o terceiro lugar ficou com o boi Clamor de um Povo, com 307,6 pontos.

O campeão da categoria Master A levou à arena do Sambódromo, no sábado (29/07), o tema “Corre Campo, o Boi do Brasil”. O Brilhante, campeão da Master B, levou o título com o tema “Fé”, apresentado no Sambódromo na sexta-feira (28/07).

O presidente do Corre Campo, Alvacir Siqueira, afirmou que a comemoração vai se estender até o dia 12 de agosto. “Vamos comemorar e a festa se estenderá até o próximo dia 12, quando será uma festa mais organizada. Hoje é só oba-oba com muita comemoração e muita cerveja liberada. No dia 12, será uma festa organizada por toda a associação na quadra da Reino Unido”, declarou.

A presidente do boi-bumbá Brilhante, Rosa Lemos, fez questão de dedicar a vitória ao seu esposo, Vilson Santos Costa, o “Coca”, que também estava presente à apuração, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na noite de ontem (31/07), e também já presidiu o bumbá.

“Eu quero dedicar essa vitória, esse troféu, ao meu marido, meu professor. Hoje eu sou uma mulher realizada e sei o que eu sei através do meu marido Coca. Nós nos apoiamos um no outro e, com a minha fé, que eu sou uma pessoa muito religiosa, de fé, conseguimos vencer”, afirmou Rosa Lemos.

O 65⁰ Festival Folclórico do Amazonas foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para o titular da pasta, secretário Marcos Apolo Muniz, todos os 64 grupos que participaram da disputa estão de parabéns.

“O governador Wilson Lima parabeniza todos os grupos que participaram deste grande evento. E a gente já fica aqui na expectativa para o que será o 66⁰ Festival Folclórico do Amazonas. Certamente, será ainda maior e ainda melhor, para todos vocês que prestigiam e apoiam a cultura popular do nosso estado”, disse o secretário.

Com informações da assessoria.