Início » ABB confirma novo pedido da SeAH por misturador
Notícias Corporativas

ABB confirma novo pedido da SeAH por misturador

Equipamento será instalado em alto-forno que está sendo convertido para operar com tecnologia de arco-elétrico, mais sustentável

A empresa de automação ABB firmou contrato com a siderúrgica sul-coreana SeAH Changwon Special Steel para fornecer um segundo misturador eletromagnético da empresa para equipar uma linha de produção de aço. O misturador eletromagnético é usado para homogeneizar a composição de metais como aço, ferro fundido e alumínio.

Em comunicado, a ABB afirmou que o misturador, do modelo ArcSave, vai equipar um alto-forno de 100 toneladas operado pela empresa em Changwon, no Sul da Coreia do Sul. O alto-forno, que produz aço-carbono e aço inoxidável com tecnologia de gás natural, está sendo convertido para operar com fundição de arco-elétrico, de menos emissões.

Além de ajudar a siderúrgica a tornar sua operação mais sustentável, a expectativa é que o novo misturador ajude a SeAH a tornar a fabricação de derivados de aço em Changwon mais eficiente. A siderúrgica espera que o equipamento minimize, principalmente, a formação da camada de resíduos no fundo do alto-forno de 1000 mm para menos de 200 mm. A camada se acumula com o tempo no fundo do alto-forno, reduzindo seu volume útil.

A empresa sul-coreana também acredita que o misturador pode elevar a produtividade do alto-forno em pelo menos cinco por cento, reduzir o custo de limpeza em 70 por cento, as despesas com energia em três por cento e o custo de reparo ocasional em 40 por cento, com base na experiência da organização com outro misturador da ABB instalado em um alto-forno de 70 toneladas em 2018.

“Temos comprovado os benefícios do ABB ArcSave em nossa própria operação e esperamos ter ainda mais ganhos em eficiência com a adoção de um novo equipamento da ABB”, afirmou Eung-Sou Lee, diretor de produção da SeAH Changwon Special Steel, no texto conjunto divulgado pelas duas empresas.

Anualmente, a SeAH fabrica 1,2 milhão de toneladas de aço-carbono e 1 milhão de toneladas de demais derivados. Esses números posicionam a empresa entre os dez maiores produtores de aço do mundo.

Os produtos da SeAH, sobretudo os perfis de aço inoxidável especial, encontram mercado na indústria automotiva, naval e de energia. O novo misturador deve ser comissionado até o fim de 2024.