Início » Coletivo Arte Ocupa lança projeto em parceria com o Nubank; confira programação
Educação

Coletivo Arte Ocupa lança projeto em parceria com o Nubank; confira programação


Lançamento será no próximo domingo (10), a partir das 13h

No próximo domingo (10/09), o Arte Ocupa Mossoró, do coletivo Arte Ocupa, de Manaus, irá realizar o lançamento de uma programação especial em apoio com o Instituto Nu, a plataforma da Nubank.

A edição terá exposições, campeonatos, oficinas e intervenções nas pontes e muros da comunidade, sendo um projeto construído por mais de trinta pessoas, que visam também a remuneração destes artistas e geração de renda nos comércios da comunidade, nos priorizando enquanto mulheres e/ou pretos, indígenas, PCDs, crianças, periféricos, LGBT.

O coletivo em apoio com o Instituto Nu, irá promover o diálogo na comunidade Mossoró, no bairro Petrópolis – Zona Sul de Manaus. O bairro que é considerado um território periférico irá contar com o apoio coletivo para potencializar a própria cultura existente, e será incentivando a diálogos e reflexões sobre as problemáticas do território, abordando pautas sociais, políticas, culturais e ambientais, utilizando a arte como meio de transformação e revitalização do espaço através de intervenções artísticas.

O coletivo Arte Ocupa envolve o terreno afetivo da comunidade Mossoró tornando-se uma ação política, tendo em vista a maneira com as margens da cidade são vistas e tratadas a partir da construção estereotipada de um imaginário social.

Confira a programação

Essa edição do Arte Ocupa Mossoró vem com produção cultural de Sarah Campelo, tendo como fotógrafo RIVOTRIST; e designer ManuO.

Terá abertura no dia 10 de setembro (domingo) às 13 horas com:

– II Campeonato de Pipa Mossoró

– Batalha de MC’s, por Batalha do Vale

– Oficina de discotecagem, por DJ FABEO Oficina de personalização de papagaios, por ZAG.

Vindo nos finais de semanas seguintes com quatro oficinas, sendo elas:

Bichos do Mossoró, por Marcelo Rufi

Oficina de identificação dos bichos no entorno da comunidade, desenhá-los e pintá-los livremente em tamanho diversos, propondo instalação e lambe lambe ao tempo que as crianças contam as histórias e a relação delas com esses animais.

Grafismos ocupam Mossoró, por Shirley Thommas

Oficina de introdução a cultura e uso do jenipapo e do urucum, o modo de preparo das tintas e a aplicação da mesma em um mural coletivo, sensibilizando as crianças sobre a importância da preservação das culturas originárias e suas tradições.

Impressões com Mossoró, por Andrew e Paulo Gersino

Oficina de Impressões que tem como objetivos mostrar o Mossoró através de diferentes perspectivas e texturas, buscando superfícies que compõem o cotidiano através de frottage em madeiras, concretos e troncos.

Colore Mossoró, por GECI

Oficina de graffiti para as crias do Mossoró criarem suas próprias tag e bomb em conjunto com a realização de um mural de graffiti coletivo na comunidade, visando proporcionar cada vez mais sensação de pertencimento.

Biografia da produtora:

Sarah Campelo

22 anos, co-criadora do coletivo Arte Ocupa, graduanda em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas, manauara, onde vive e atua na cena local como artista visual, produtora cultural, arte educadora, diretora executiva do coletivo Arte Ocupa, e ativista coordenadora voluntária do Greenpeace e Engajamundo Manaus.

Conheça o Coletivo

O Arte Ocupa – criado por Sarah Campelo e Marcelo Rufi – é um coletivo formado por artistas da região Norte do Brasil, que potencializam intervenções artísticas buscando transformações nos diversos espaços da cidade, criando estímulo à reflexão e diálogo sobre a potência cultural dos territórios e corpos da Amazônia.