Início » Casa das Artes reabre com cinco exposições inéditas
cultura

Casa das Artes reabre com cinco exposições inéditas

O espaço cultural é referência no estado em produções artísticas 

Após a temporada do Festival de Jazz, a Casa das Artes reabre para visitação nesta sexta-feira (15/09), a partir das 19h, com cinco propostas expositivas e autorais. A curadoria do espaço insere no circuito artístico da cidade mostras coletivas e individuais, com temáticas urbanas e regionais. 

Administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o espaço cultural funciona de terça-feira a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita e aberta ao público. A Casa das Artes fica localizada em uma das casas mais antigas do Largo de São Sebastião.

Segundo o curador Cristovão Coutinho, o retorno da programação é essencial para a cultura do Amazonas, pois esses espaços podem ser ocupados com várias ações nas artes visuais. “A Casa das Artes objetiva a inclusão da diversidade da produção artística, expondo o segmento cultural e criando acessos para criadores e o público que a visita”, afirma o curador.

Exposições:

Alma Zônia

A Exposição “Alma Zônia” é uma partícula da grandiosa obra da artista visual Tatiana Sobreira, que em tela e escultura, apresenta cores, formas e traços como impressões da vivência na região Amazônica, seja ela pela beleza natural ou alerta em defesa do ambiente e dos povos da floresta. Conhecida por sua trajetória jornalística, Tatiana também utiliza sua obra para comunicar: intensa como a pororoca, inquietante como as chuvas da floresta, impactante como a persistência do fogo. 

Devaneio

É uma exposição de arte na qual o conjunto  de ilustrações tradicionais feitas no decorrer de cinco anos de pesquisa e aprofundamento técnico do artista Stanley R. exemplifica a procura de um estilo autoral regional contemporâneo, que pode ser aplicado também no graffiti. As ilustrações em aquarela e lápis de cor tradicional e técnicas mistas, deixam explícitas a intensa e minuciosa prática do desenho e estudos de linguagens visuais, feitas integralmente com materiais de arte tradicionais.

Atravessando Cidades  

As 19 imagens do fotógrafo Lula Sampaio, fazem parte do seu acervo cotidiano e diário, no ato e fato de “foto.grafar” atravessamentos pelo seu olhar transeunte que invoca o fazer, o sentir das cidades de Manaus (AM) e Tatuí (SP).  As cores vivas da urbanidade de uma são o reflexo oposto interiorano em p&b da outra, no entanto, são facetas das vivências de pessoas nos lugares que lhes convém, dito que seu pedaço de mundo é sua realidade mais próxima que se veste de desejos e complexidades sociais e culturais. 

Arte, Ruído & Poesia

As artes visuais em sua dimensão sociocultural, se estabelecem como lugar de expressão, questionamento e reflexão. Sobretudo, no cotidiano, torna-se catalisadora de sentidos e afetos esquecidos para o que escapa ao tempo da vida urbana. Nessa perspectiva, os alunos artistas do Núcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresentam a exposição “Arte, ruído & poesia”, fruto de uma imersão criativa preenchida de pluralidades, que convida o público a perceber a vida a partir da arte. 

A Rã Ki Ri

Ao longo de três décadas de existência, a Companhia Teatral A Rã Qi Ri vem realizando projetos inovadores e originais, tanto na elaboração de seus textos quanto na produção de suas peças. Se destacando por suas propostas cenográficas instigantes e intrigantes, diferentes do teatro tradicional. A mostra da Companhia apresenta fotos, textos e outras composições de suas produções nos últimos anos. Modernas, sem perder as raízes, as montagens da companhia circulam pelas diversas formas de arte, sempre valorizando a palavra e os espaços por meio do corpo do ator em relação aos objetos de cena.