Início » Eleição próxima ao galpão de alegorias do Caprichoso gera alerta com segurança, alerta Rossy Amoedo
cultura Destaque

Eleição próxima ao galpão de alegorias do Caprichoso gera alerta com segurança, alerta Rossy Amoedo

O presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Rossy Amoedo, expressou sérias preocupações em relação à realização da eleição do contrário, nas proximidades do Galpão de Alegorias do Boi Caprichoso. O evento, que ocorrerá no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI), tem gerado considerável apreensão quanto à segurança e à preservação do patrimônio cultural e histórico do bumbá.

Um dos principais pontos é a segurança do Galpão do Boi Caprichoso, que abriga módulos alegóricos contendo materiais altamente inflamáveis. Em um clima quente como o da região, qualquer faísca, seja ela originada por um cigarro, fogos de artifício ou até mesmo garrafas de bebida, pode desencadear um incêndio de grandes proporções. Esta ameaça é agravada pelo fato de que incidentes semelhantes já ocorreram no passado, como o incêndio proposital em 20 de outubro de 2020, que foi resultado do uso de fogos de artifício, conforme investigado pela Delegacia de Polícia.

Rossy Amoedo ressalta a importância da segurança do patrimônio do Boi Caprichoso. “Compreendemos que as eleições podem ser momentos de grande emoção e tensão, e há o risco de que os ânimos se exaltem e as estruturas alegóricas e o galpão do Caprichoso pode ser o maior prejudicado nessa situação, tanto em termos de segurança quanto na preservação de seu patrimônio histórico e cultural”, disse.

Diante dessas preocupações, o presidente sugere alternativas viáveis que o boi contrário pode considerar para respeitar sua história e tradição. Uma opção seria realizar a eleição em um ambiente caracterizado pelas cores do bumbá, que representam sua agremiação, em vez de utilizar o espaço azul, tradição do Boi Caprichoso. Locais como São José Operário, Waldemar Pedrosa, São Francisco, Ryota Oyama ou até mesmo o próprio curral poderiam ser considerados para abrigar tal evento, seguindo o exemplo do Boi Caprichoso.

“A rivalidade entre os bois é uma tradição importante em Parintins, mas deve ser mantida de forma responsável, preservando a segurança e o patrimônio histórico e cultural das duas agremiações”, disse Rossy Amoedo.