Início » Projeto Qualifica Artista Manauara da prefeitura certifica 40 participantes
Manaus

Projeto Qualifica Artista Manauara da prefeitura certifica 40 participantes

Proporcionando benefícios para todas as categorias, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerrou, na tarde desta quarta-feira, 26/4, o curso “Elaboração de Projetos”, que faz parte do projeto “Qualifica Artista Manauara”, com 40 artistas qualificados, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico, zona Sul da capital.

Na ocasião, os participantes receberam mentorias de aporte teórico e prático que sugerem as melhores formas de aprimorar um projeto digno de submissão aos editais de fomento à cultura, além de poderem estruturar, organizar e firmar seus projetos para outras perspectivas.

De acordo com a ministrante do curso, advogada e empreendedora, Ana Paula Patrocínio, as elaborações iniciam quando os artistas passam a produzir, com clareza, o objetivo de seus projetos. “Hoje estamos em mais um curso onde eles vão aprender na prática como colocar seus projetos no papel para submeter aos editais de fomento à cultura, e assim, ofertarem à população o melhor de suas artes”, destacou.

Alinhada à gestão do prefeito David Almeida, a Semtepi tem ofertado diversos cursos de qualificação para diferentes segmentos na cidade. Desde o início do projeto, a secretaria já realizou nove edições, com a oferta de 534 vagas de cursos de qualificação para artistas.

Para a artista que atua há 12 anos no ramo de cultura popular de capoeira e dança, Raquel de Jesus, o intuito de passar no edital é proporcionar um ambiente cultural para outras mulheres que desejam firmar laços com esse tipo de arte. Segundo ela, esta é a segunda tentativa de submissão ao edital.

“Acredito que agora vou passar nesse edital, porque eu começo a entender onde errei. Consigo perceber a questão da fala, que deve ser clara no meu projeto, as horas de execução, a faixa etária, a parte de orçamento e finanças e o conhecimento. Precisamos conhecer e estar por dentro de tudo para submeter e vender a nossa proposta”, explicou Raquel.

Na metodologia utilizada, os artistas devem obedecer a algumas fases do cronograma, entre elas, “Planejamento e contratação da equipe”, “Elaboração do roteiro de gravação”, “Seleção dos figurinos e materiais necessários”, “Divulgação”, “Realização” e “Realização e Prestação de contas/relatório final”.

O curso é executado em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O projeto “Qualifica Artista Manauara: o Sucesso Depende de Você” tem como objetivo ofertar capacitação e qualificação profissional para todos os artistas residentes em Manaus, atuantes nos diversos segmentos da arte.