Início » Biden comete erro e chama Zelensky de Vladimir
Política

Biden comete erro e chama Zelensky de Vladimir

Durante sua participação na cúpula da Otan na quarta-feira (12 de julho de 2023), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 80 anos, cometeu um equívoco ao confundir os nomes dos presidentes da Rússia e da Ucrânia. Ao invés de mencionar corretamente o nome de Volodymyr Zelensky, o democrata o chamou erroneamente de Vladimir, nome do presidente russo, Vladimir Putin.

“Vladimir e eu […] não deveria estar tão familiarizado”, disse Biden logo percebendo o erro. “Senhor Zelensky e eu conversamos sobre o tipo de garantias que poderíamos oferecer enquanto eu estava na Ucrânia e quando nos encontramos em outros lugares”, continuou o norte-americano se corrigindo.

Biden cometeu a gafe enquanto o G7 –grupo formado por Alemanha, Canadá, EUA, França, Itália, Japão e Reino Unido– anunciava medidas de longo prazo que auxiliarão a Ucrânia a reconstruir sua economia e infraestrutura.

O democrata coleciona episódios do tipo. Em 1º de março de 2022, Biden se confundiu e chamou ucranianos de “iranianos” em seu 1º discurso do Estado da União. O caso mais recente de gafe se deu em 16 de junho quando o presidente norte-americano encerrou suas declarações dizendo God save the Queen, man” (“Deus salve a rainha, cara”, em tradução livre).

De Poder360.