Início » Prefeitura coloca em foco as síndromes hipertensivas na gestação
Manaus

Prefeitura coloca em foco as síndromes hipertensivas na gestação

Visando fortalecer a saúde materna e infantil, a Prefeitura de Manaus realizou uma webconferência com foco nas síndromes hipertensivas da gestação, voltada a médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede municipal, nesta quarta-feira, 26/4.

No encontro on-line do projeto Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram apresentadas orientações e informações sobre diagnóstico e manejo da hipertensão na gravidez e puerpério, que está entre as principais causas da morbimortalidade materna e perinatal no mundo.

Com temática em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão (26 de abril), a webconferência foi aberta pela gerente de Condições Crônicas da secretaria, Lilian Paula Lima Zacarias. Em seguida, veio a técnica do HiperDia, Sinara Mady Flores, que ressaltou as atividades do programa do Ministério da Saúde, desenvolvido em conjunto com secretarias municipais e estaduais.

“O HiperDia tem como objetivo a integração de pessoas com hipertensão e diabetes na rede ambulatorial do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como o cadastramento e acompanhamento, que são primordiais para que a gente possa elaborar projeções para a aquisição, distribuição e dispensação de medicamentos a esses usuários hipertensos e diabéticos na atenção primária, e assim evitar complicações”, assinalou.

A médica da Família e Comunidade, Fabíola Kelly Santos, que integra a equipe de Estratégia de Saúde Família (ESF) da unidade O-23, do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, assinalou a importância da atualização dos profissionais de saúde na rede primária em relação às síndromes hipertensivas, que constituem a maior parcela nos índices de morbimortalidade da gestante.

“A gente deve trabalhar essa questão na atenção primária, onde a gente alcança um maior número de gestantes, pois o profissional está mais próximo da casa da gestante, da comunidade onde ela mora”, diz.

Fabíola assinalou ainda a classificação e a apresentação clínica da hipertensão na gestante, com foco no tratamento adequado da gestante. “Lembrando sempre que, mesmo que essa gestante esteja sendo acompanhada no pré-natal de alto risco ou ambulatório especializado, é importante que ela jamais abandone o pré-natal na atenção primária”.

Convidado do encontro, o professor de Saúde da Mulher das universidades Federal e do Estado do Amazonas (Ufam e UEA), médico obstetra Carlos Henrique Freire, também enfatizou o papel essencial da atenção básica no diagnóstico precoce da hipertensão na gestante, apontando que medidas simples de atenção já possibilitam avaliar as condições de saúde e determinar a terapêutica adequada para a paciente.

“Não precisamos de altos instrumentos para chegar à conclusão de que aquela é uma paciente de risco. A gente consegue, apenas com a história clínica e um aparelho de pressão, diagnosticar precocemente e dar um bom tratamento e orientação de pré-natal para essa gestante”, aponta o médico, que também é vice-presidente da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez.

O encontro dos Diálogos na APS se encerrou com a participação da técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira obstetra Gerda Costa.

Projeto

Buscando aprimorar a qualidade dos serviços de saúde na esfera municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, desenvolveu o projeto Diálogos na Atenção Primária à Saúde como forma de promover a educação permanente em saúde, envolvendo médicos, enfermeiros e outros profissionais da secretaria em treinamentos e capacitações constantes.