Início » Julho é o mês mais quente registrado nos últimos 120 mil anos do planeta Terra
Geral

Julho é o mês mais quente registrado nos últimos 120 mil anos do planeta Terra

Enquanto vastas áreas de três continentes assam sob temperaturas escaldantes e os oceanos esquentam a níveis sem precedentes, cientistas de duas autoridades climáticas globais estão relatando antes mesmo do final de julho que este mês será o mais quente já registrado no planeta.

O calor em julho já foi tão extremo que é “praticamente certo” que este mês baterá recordes “por uma margem significativa”, disseram o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia (UE) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em um relatório publicado nesta quinta-feira (27).

O relatório do Copernicus e da OMM se baseia em uma variedade de dados, incluindo medições de temperatura em terra e no mar, dados de satélite e modelos climáticos. O relatório mostra que as temperaturas globais em julho de 2023 estão cerca de 1,1 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais.

O aumento das temperaturas está causando uma série de impactos climáticos, incluindo ondas de calor, incêndios florestais, secas e inundações. Esses impactos estão afetando as pessoas em todo o mundo e estão causando danos significativos à infraestrutura e ao meio ambiente.

O relatório do Copernicus e da OMM é um lembrete claro de que as mudanças climáticas estão se acelerando e que as consequências estão sendo sentidas em todo o planeta. É essencial que tomemos medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Acabamos de passar pelo período de três semanas mais quente já registrado – e quase certamente em mais de cem mil anos.

Normalmente, esses recordes, que rastreiam a temperatura média do ar em todo o mundo, são quebrados por centésimos de grau. Mas a temperatura média nos primeiros 23 dias de julho foi de 16,95 °C, bem acima do recorde anterior de 16,63 °C estabelecido em julho de 2019, segundo o relatório.

Os dados usados ​​para rastrear esses registros remontam a 1940, mas muitos cientistas – incluindo os da Copernicus – dizem que é quase certo que essas temperaturas são as mais quentes que o planeta já viu em 120.000 anos, dado o que sabemos de milênios de dados climáticos extraídos de anéis de árvores, recifes de coral e núcleos de sedimentos do fundo do mar.

“Estas são as temperaturas mais altas da história da humanidade”, disse Samantha Burgess, vice-diretora da Copernicus.

Tudo isso resulta em um verão intenso no Hemisfério Norte – potencialmente sem precedentes. “As probabilidades estão certamente a favor de um verão recorde”, disse Carlo Buontempo, diretor da Copernicus, embora tenha alertado que é muito cedo para afirmar isso com confiança.

O custo humano do calor é gritante. Como as temperaturas subiram acima de 50 °C em partes dos EUA, as mortes relacionadas ao calor aumentaram e as pessoas estão sofrendo queimaduras com risco de vida por cair em solo escaldante.

“Novo anormal”: cientistas alertam para os perigos da onda de calor que atinge o Hemisfério Norte

  • 1 de 7Um termômetro digital marca 41 graus Celsius em uma tarde muito quente em 18 de julho de 2023 em Madri, Espanha. Uma área de alta pressão, chamada Cerberus em homenagem ao monstro do submundo do Inferno de Dante, está atravessando o país, levando 13 das 17 comunidades autônomas a serem categorizadas como risco extremo (alerta vermelho), risco significativo (alerta laranja) ou (alerta amarelo), com alguns lugares registrando temperaturas de 43 °C.Crédito: Miguel Pereira/Getty Images
  • 2 de 7Um termômetro digital marca 43 graus Celsius no Paseo de la Castellana em 18 de julho de 2023 em Madri, Espanha.Crédito: Miguel Pereira/Getty Images
  • 3 de 7Profissionais de saúde atendem um turista que passou mal devido às altas temperaturas na área do Coliseu, durante a onda de calor em curso, com temperaturas atingindo 45 graus Celsius em 18 de julho de 2023 em Roma, Itália.Crédito: Stefano Montesi – Corbis/Getty Images
  • 4 de 7Turistas com guarda-chuvas passam em frente ao Coliseu durante um dia abafado em Roma, Itália, em 18 de julho de 2023. Temperaturas acima de 40 graus Celsius não impedem turistas e visitantes de caminhar entre os monumentos.Crédito: Anadolu Agency/Getty Images
  • 5 de 7Os turistas são refrescados por um ventilador pulverizando água nebulizada na área do Coliseu, durante a onda de calor em curso com temperaturas atingindo 45 graus Celsius em 18 de julho de 2023 em Roma, Itália.Crédito: Stefano Montesi – Corbis/Getty Images
  • 6 de 7Bombeiros extinguem o fogo de uma casa em chamas durante um incêndio florestal no sudeste da Ática em Lagonisi, Grécia, em 17 de julho de 2023.Crédito: Anadolu Agency/Getty Images
  • 7 de 7Bombeiros extinguem o fogo de uma casa em chamas durante um incêndio florestal no sudeste da Ática em Lagonisi, Grécia, em 17 de julho de 2023.Crédito: Anadolu Agency/Getty Images

No Mediterrâneo, mais de 40 pessoas morreram devido aos incêndios florestais que se espalham pela região, alimentados por altas temperaturas. Na Ásia, ondas de calor intensas e prolongadas estão ceifando vidas e ameaçando a segurança alimentar.

A mudança climática causada pelo homem é o principal fator desse calor extraordinário, disse Burgess. “A temperatura global do ar é diretamente proporcional à concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.”

Um estudo recente descobriu que a mudança climática desempenhou um papel “absolutamente esmagador” nas ondas de calor nos EUA, China e sul da Europa neste verão.

A chegada do El Niño, uma flutuação natural do clima com impacto no aquecimento, não teve grande impacto nas temperaturas, pois ainda está em fase de desenvolvimento, disse Burgess, mas terá um papel muito mais importante no próximo ano, acrescentou, e provavelmente elevará as temperaturas ainda mais.

A notícia de que julho será o mês mais quente chega em meio a uma série de recordes alarmantes que já foram quebrados – e depois quebrados novamente – neste verão.

O mês passado foi o junho mais quente já registrado por uma “margem substancial”, de acordo com a Copérnico.

Então, em julho, o mundo experimentou seu dia mais quente já registrado. Em 6 de julho, a temperatura média global subiu para 17,08 °C, de acordo com dados do Copernicus, superando o recorde anterior de temperatura de 16,8 °C, estabelecido em agosto de 2016.

Todos os dias desde 3 de julho foram mais quentes do que o recorde de 2016.

De CNN Brasil.