Início » Em Brasília, Wilson Lima busca por parceria com Governo Federal para programas de soluções de moradias do AM
Política

Em Brasília, Wilson Lima busca por parceria com Governo Federal para programas de soluções de moradias do AM

Em agenda na Secretaria Nacional de Habitação, o governador apresentou pautas do programa Amazonas Meu Lar

O governador Wilson Lima esteve, nesta quinta-feira (22/06), na Secretaria Nacional de Habitação (SNH), do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, para apresentar as propostas do “Amazonas Meu Lar”, maior programa habitacional da história do estado, e buscar apoio do Governo Federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

Entre as pautas do encontro estiveram o debate sobre o processo de habitação no Amazonas, na capital e interior; os prédios da União em Manaus que podem receber o chamado “retrofit”, restauro mantendo as configurações originais; as novas medidas do programa Minha Casa Minha Vida, publicados pelo Governo Federal; e, ainda, o reforço do pedido de doação dos prédios e terrenos da União ao Amazonas para programas habitacionais.

“Nós temos várias modelagens (de ações na área habitacional) e o que a gente está construindo aqui com o Governo Federal é entendendo como essas propostas se conectam para que a gente possa fazer esse trabalho em parceria”, destacou o governador Wilson Lima.

Participaram da reunião o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida; o vice-presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi), Helio Alexandre; e o superintendente estadual de Habitação, Jivago Castro.

Minha Casa, Minha Vida

Na última terça-feira (20), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) decidiu aumentar o subsídio para unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e reduzir a taxa de juros para famílias de baixa renda nas faixas 1 e 2 do programa.

Segundo o governador Wilson Lima, só para o Amazonas, o programa prevê aproximadamente 3,9 mil unidades habitacionais. Com a mudança anunciada, os valores de imóveis contemplados agora podem chegar a R$ 350 mil, com juros entre 4% e 4,25% ao ano, dependendo da região.

Amazonas Meu Lar

Lançado em abril pelo governador Wilson Lima, a meta do programa Amazonas Meu Lar é alcançar mais de 22,1 mil soluções de moradia definitivas, sendo 20 mil novas unidades habitacionais, além da emissão de título definitivo para 32 mil propriedades, entre terrenos e imóveis. A previsão é de, em quatro anos, investir quase R$ 4 bilhões, com a estimativa de gerar 51 mil empregos diretos e indiretos.