Início » Avanços do saneamento após o marco legal estão na pauta 34º Encontro Técnico
Geral Notícias Corporativas

Avanços do saneamento após o marco legal estão na pauta 34º Encontro Técnico

Discussão acontecerá no segundo dia, 4 de outubro, com participação de especialistas da ANA, ABES e ABCON visando enriquecer o arcabouço informativo para a tomada de decisões e delineamento de ações em prol das metas do novo marco no Brasil. O evento é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp - AESabesp e aconterá de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Com o objetivo de discutir e apresentar as melhorias e deficiências na prestação do serviço de saneamento básico após o novo marco regulatório, o 34º Encontro Técnico AESabesp, que acontecerá de 3 a 5 de outubro juntamente com a Fenasan 2023, terá uma mesa redonda sobre o tema “Avanços do Saneamento Ambiental após o novo marco legal”. Apresentando também experiências de empresas estatais e privadas, o debate ocorrerá no dia 4 de outubro, na Sala Cantareira 4, das 11h às 12h30h. O evento é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Com coordenação de Hilton Alexandre de Oliveira e Nilzon Fumes, membros da Comissão organizadora do evento; e Pierre Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp, a Mesa Redonda 7 contará com participação dos palestrantes Percy Soares, diretor-executivo da ABCON – Associação das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto; Alceu Guerios Bittencourt, presidente da ABES – Associação Nacional de Engenharia Sanitária e Ambiental – Diretório Nacional; e Cíntia Leal Marinho de Araújo, Superintendente de Regulação de Saneamento Básico da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

O novo Marco Regulatório (Lei nº 14.026/2020), aprovado em 15 de julho de 2020, estabelece metas para atingir a universalização até 2033, para que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% da população seja atendida com coleta e tratamento de esgotos sanitários.

Diante desse cenário, Hilton Alexandre, coordenador da Mesa Redonda 7, salienta sobre a importância deste tema na programação do 34º ET da AESabesp: “a demanda por saneamento estava crítica e se tornou emergencial com o marco regulatório. A principal justificativa dos gestores é sempre a econômica, levando com que, nós, técnicos, buscássemos soluções eficientes, mas principalmente rápidas e baratas para atendimento às expectativas e abriu-se um grande leque de soluções. Esses avanços, demandas futuras, tendências e expectativas de investimentos serão abordados pelos nossos convidados”, destaca.

Nesse contexto, ele informa que a AESabesp visa oferecer um debate com especialistas representando as concessionárias de serviços – públicas e privadas – visando enriquecer o arcabouço informativo para a tomada de decisões e delineamento de ações em prol das metas do novo marco. “Nossas perspectivas com esta edição do evento da AESabesp, portanto, são contribuir com essa demanda da sociedade por um saneamento eficiente, por meio do qual esperamos abordar boas experiências, compartilhadas pelos bons profissionais que estarão participando, agregando valor às expectativas dos nossos clientes e as demais partes interessadas”, ressalta Hilton Alexandre.

Vitrine e ponto de encontro

O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

O Encontro Técnico reunirá especialistas e profissionais, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

Para mais informações, inscrições e credenciamento para visitar a feira, basta acessar: https://fenasan.com.br/programacao/

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”

Mesa 7 – “Avanços do Saneamento Ambiental após o novo marco legal”

Quando: dia 4 de outubro, das 11h às 12h30

Onde: Sala Cantareira 4, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Mais informações e inscrições: https://fenasan.com.br/