Início » ABTP investe em capacitação para empresas portuárias em Valência
Notícias Corporativas

ABTP investe em capacitação para empresas portuárias em Valência

Associação Brasileira dos Terminais Portuários reúne associados em programa especial para certificação internacional em Estratégia e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport

Gestores de empresas portuárias e de portos brasileiros estão em Valência, na Espanha, para participar do curso de capacitação em Estratégia e Gestão Portuária, organizado pela Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) em parceria com a Fundación Valenciaport.

O curso tem o objetivo de proporcionar aos profissionais do setor a oportunidade de vivenciar a realidade portuária da Espanha, promover a ampliação do conhecimento teórico e prático, bem como de capacitá-los em gestão portuária naquele porto europeu.

A missão internacional organizada pela ABTP concederá aos participantes a Certificação Internacional em Estratégia e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport. A fundação espanhola realiza capacitações em diversas áreas do segmento portuário, entre as quais, em inovação e gestão aplicados à logística portuária. O grupo brasileiro conta com executivos das empresas associadas à ABTP: Cargill, Ipiranga Norsk Hydro, Rio Brasil Terminal, Santos Brasil, TESC – Terminal Portuário de Santa Catarina, Vale e Wilson Sons, além de representantes de autoridades portuárias.

Segundo a Diretora-Executiva da ABTP, Cláudia Borges, que integra a missão internacional, esta iniciativa reforça a determinação da Associação em promover a excelência na área portuária. “Esta missão é extremamente enriquecedora para a ABTP e para o setor portuário brasileiro. Estão sendo dias de muito aprendizado com os nossos parceiros europeus e estamos ansiosos para aplicar essas lições em nossos portos”, diz.

A delegação terá também a oportunidade de realizar visitas técnicas a portos de renome da Espanha, como é o caso do porto Valência e do porto de Sagunto. “Essas visitas permitem uma compreensão mais profunda das operações portuárias avançadas e da aplicação de tecnologias de ponta. São encontros que proporcionam oportunidades para discutir estratégias de desenvolvimento, gestão eficiente de portos e medidas de sustentabilidade”, destaca Cláudia.

Complexo portuário de Valência

Os portos de Valência, Sagunto e Gandía são administrados pela Autoridade Portuária de Valência, conhecida como Valenciaport. Situado no Mediterrâneo, este complexo portuário possui ligações comerciais com mil portos em vários países, por meio de mais de 100 linhas regulares.

Sobre a ABTP

A ABTP atua há 34 anos. Representa 80 empresas associadas, responsáveis pela gestão de 234 terminais portuários, sendo 131 arrendados, 86 TUPs (terminais de uso privado) e 17 estações de transbordo.