Início » 59% dizem que vagas melhores exigem segundo idioma
Notícias Corporativas

59% dizem que vagas melhores exigem segundo idioma

Um estudo conduzido pela Preply revelou que 59% dos brasileiros acreditam que as melhores oportunidades de trabalho exigem domínio de um segundo idioma. Além disso, o estudo destacou que aprender idiomas pode ampliar as perspectivas de carreira, com 61% dos entrevistados concordando que isso proporciona acesso a mais clientes e oportunidades de trabalho diversificadas. O inglês é o idioma mais comum em áreas como tecnologia e educação.

Quando se pensa em mercado de trabalho, sabe-se como o domínio de um segundo idioma pode impactar o emprego dos brasileiros, e por isso, a Preply, plataforma de idiomas que conecta alunos e professores online, conduziu um estudo para entender as dificuldades e percepções dos brasileiros quando o assunto é carreira e idiomas.

O estudo conduzido com cerca de mil pessoas revelou que para 61% dos entrevistados, o aprendizado de idiomas dá acesso a um leque mais diversificado de clientes e possibilidades de trabalho, ao passo de que 53% concordam que dominar mais de um idioma é o principal diferencial no currículo de quem busca uma posição liderança. Para 59%, o domínio de mais de  uma língua proporciona oportunidades de trabalho com salários mais atrativos. 

Para quase metade dos entrevistados, ter pessoas que falam diferentes idiomas no local de trabalho contribui para um ambiente mais inovador e produtivo e ter conhecimento em outro idioma é algo necessário em todos os empregos atualmente (47% e 46% respectivamente). 

Desafios pela falta do segundo idioma

Quando perguntados sobre as dificuldades enfrentadas pela falta de um segundo idioma, 15% afirmaram que já deixaram de ser contratados e 14% perderam a oportunidade de uma promoção pela ausência do segundo idioma. Além disso, 12% dos respondentes revelaram ter passado algum tipo de constrangimento por não entenderem uma informação de clientes internacionais e 11% afirmam ter perdido oportunidades de participar em eventos que aconteceriam fora do Brasil. Por fim, 9% afirmaram que oportunidades de colaborar em projetos globais foram passadas para outras pessoas pois não falavam outro idioma.

O processo seletivo pode ser um momento estressante e desafiador também. Ter que se comunicar em outro idioma durante esse momento tenso pode intensificar a insegurança de muitos participantes no momento da entrevista de emprego. 36% dos respondentes revelaram já ter participado de entrevistas e testes práticos em outras línguas. Outros 14% destacaram que suas habilidades linguísticas foram avaliadas apenas por meio da apresentação de certificados de proficiência durante o processo seletivo.

Profissões X Idiomas 

Na área de tecnologia, para quem utiliza um segundo idioma no trabalho, o mais utilizado é o inglês, liderando com 44%, seguido do espanhol com 23%. No âmbito educacional, o inglês também é a língua predominante, representando 20%, enquanto o espanhol ocupa a segunda posição com 11% e o francês com 4%.

Relativamente aos profissionais que falam outras línguas, embora não necessariamente utilizadas no seu trabalho diário, os líderes são profissionais do setor tecnológico, com 23% a afirmar que falam outras línguas e não apenas o português. Seguido por 11% na educação.

A jornada de aprendizado de um novo idioma pode ser encarada não apenas como uma necessidade, mas como uma oportunidade empolgante de crescimento pessoal e profissional, proporcionando a todos a chance de alcançar seus objetivos. Hoje, essa trajetória é facilitada devido às mudanças nas formas de estudo nos últimos anos. Se, anteriormente, era necessário ir até uma escola para estudar um novo idioma, atualmente, isso é possível ser feito no conforto do lar. Um exemplo é a plataforma da Preply, que viabiliza o aprendizado no conforto do lar, tornando o desenvolvimento linguístico mais acessível e conveniente para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e ampliar suas perspectivas profissionais.

Metodologia 

A pesquisa da Preply, conduzida em janeiro de 2024, entrevistou cerca de mil  pessoas em todas as cinco regiões do Brasil por meio de questionários online, analisando o impacto da ausência do conhecimento de um segundo idioma no mercado de trabalho brasileiro e suas repercussões nas oportunidades de crescimento profissional e processos seletivos.

Sobre a Preply

A Preply é uma plataforma on-line de aprendizagem de idiomas que conecta tutores a centenas de alunos em 180 países em todo o mundo. Mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, alimentados por um algoritmo de aprendizado que recomenda os melhores tutores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos em 2012 pelos três fundadores ucranianos Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de 3 pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, ​​Nova York e Kiev.