Início » Prefeito de Borba está preso e a caminho de Manaus
Destaque Política

Prefeito de Borba está preso e a caminho de Manaus

O Gaeco (Grupo de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Amazonas deflagrou na manhã desta terça-feira (23) uma operação em Borba (a 150 km de Manaus) para cumprir 11 mandados de prisão contra o prefeito Simão Peixoto, sua esposa Aldine Mirella e ainda secretários municipais e servidores, suspeitos de integrar uma organização criminosa que cometia fraudes em licitação. As informações foram divulgadas pelo próprio MPAM, sem citar os nomes dos envolvidos.

Apreensão

Os agentes do Gaeco recolheram sacos de dinheiro vivo, na casa de um dos assessores do prefeito, conhecido como Primo Guedes, dono do Mercadinho DU Primo. Os moradores de Borba gravaram vídeos da prisão de Primo, ironizando o assessor.

Operação

A operação cumpriu, ainda, 28 mandados de busca domiciliar, 28 mandados de busca pessoal e 28 mandados de busca veicular, totalizando 95 medidas cautelares. No final da manhã, foi confirmada a prisão do prefeito e novos vídeos fora feitos com a operação de embarque em um avião, para transportar os detidos para Manaus.

Os crimes

Segundo o MPAM, a investigação apontou indícios da criação de uma organização criminosa, chefiada pelo prefeito de Borba, Simão Peixoto, para cometer fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, na Prefeitura do Município. O valor do desvio pode superar os R$ 29 milhões.

De Portal ÚNICO.