Início » Deputado do Amazonas emplaca telemedicina na MP do Mais Médicos
Política

Deputado do Amazonas emplaca telemedicina na MP do Mais Médicos

Membro da comissão mista responsável pela análise da MP 1165/2023, que tem como objetivo restabelecer o programa federal conhecido como Mais Médicos, o deputado federal Sidney Leite (PSD) teve uma contribuição significativa ao relatório elaborado pela sua colega de partido, Zenaide Maia (RN). No relatório, foi proposta a incorporação da telemedicina de média complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente direcionada a localidades remotas, como as regiões interioranas do Amazonas.

Uma outra inclusão importante feita pelo deputado foi a priorização do envio de profissionais de saúde para áreas de difícil acesso, com especial atenção às populações indígenas e quilombolas. Essas medidas visam garantir um atendimento mais eficiente e abrangente, levando em consideração as necessidades específicas das comunidades mais distantes e vulneráveis do país.

Redução das filas

Na avaliação do deputado, a inserção da telemedicina de média complexidade no SUS vai ajudar a diminuir a fila para consultas e procedimentos com especialistas. “Em regiões isoladas, o clínico vai indicar especialista e, com isso, diminui a fila. A telemedicina já é usada no Brasil e vai aproximar ainda grupos mais isolados”, disse Sidney ao ÚNICO.
A MP do Mais Médicos deve ser votada, tanto na Câmara quanto no Senado ainda nesta quinta-feira, 1º de junho, sob pena de perder a validade.

Portal ÚNICO.