Início » Alunas do Liceu Cláudio Santoro encontram na dança o apoio para alçar voos mais altos na ginástica rítmica 
cultura

Alunas do Liceu Cláudio Santoro encontram na dança o apoio para alçar voos mais altos na ginástica rítmica 

As estudantes participaram pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

As alunas da turma de dança do Liceu, Asheley Braga, Milyanne Rafaely e Patrícia Rhayanne, participaram com destaque do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, que ocorreu em julho deste ano, em João Pessoa, Paraíba. As amazonenses conquistaram, respectivamente, 2º, 9º e 34º lugar entre mais de 100 ginastas de todo o país.

Além da ginástica, elas têm em comum as aulas de dança que praticam na escola de artes do Governo do Estado. Para alavancar o desempenho na ginástica, as atletas acreditam que os fundamentos da dança são essenciais. Asheley, que alcançou medalha de prata no aparelho fita, afirma que os resultados da competição foram ainda melhores do que esperava.

“Eu me senti muito realizada por ter ficado entre as melhores da minha categoria, como vice-campeã. Devo muito ao Liceu, a dança nos ajuda em muitos elementos da ginástica rítmica, como a ter leveza, equilíbrio, e a nos expressarmos com o corpo durante a performance”, conclui.

Com uma rotina puxada, Asheley, Milyanne e Patrícia frequentam as aulas de dança de segunda à quinta, de 14h às 16h, e logo depois partem para o treino de ginástica, que se inicia às 16h30.

As alunas, que antes estudavam na unidade do Liceu Magdalena Arce Daou, receberam suporte da escola foram transferidas para unidade Sambódromo, para que conseguissem conciliar as rotinas de ambas as modalidades.

“No princípio os horários não batiam com a agenda das meninas, já que elas treinam de quatro a cinco horas por dia, então nós conversamos com a equipe do Liceu, e eles foram muito solícitos com a gente e nos auxiliaram. Eu e as mães das outras meninas somos muito gratas por essa atitude de apoio”, declarou a mãe de Milyanne, Rejane Oliveira, sobre a troca de unidade e flexibilidade de horário.

O Maestro Davi Nunes, diretor da escola de artes, comentou sobre a influência do Liceu na vida dos alunos, no âmbito profissionalizante. “O nosso trabalho aqui no Liceu é potencializar o talento dos nossos alunos, podendo assim dar um direcionamento para que eles possam utilizar esses recursos para se profissionalizar na área artística. É um grande prazer ver o crescimento das meninas na ginástica rítmica, com a influência das aulas de dança”, afirmou.

O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de oferecer capacitação artística de forma gratuita para a população tanto na capital, como no interior do estado.