Início » Sistema Sepror reúne com dirigentes do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas
Amazonas

Sistema Sepror reúne com dirigentes do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas

Conselho Federal destacou sua importância no apoio ao desenvolvimento do setor primário do Amazonas


 A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) recebeu, nesta manhã (28/03), a visita da diretoria do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), o presidente Mário Limberger; e o Assessor Institucional, Valdir Raupp, que visitam o estado para falar sobre os objetivos da entidade e sua importância para o projeto de desenvolvimento sustentável do setor agropecuário do Amazonas.

Os dirigentes foram recebidos pelo titular da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, e participaram de uma reunião com representantes do Sistema Sepror, composto pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). O encontro teve como pauta os objetivos da entidade e sua importância no apoio à continuidade do desenvolvimento do Agro no Amazonas.

Mário Limberger falou da importância da atuação dos técnicos agrícolas em suas diversas modalidades para a garantia do sucesso dos empreendimentos rurais. “O Conselho tem como objetivo orientar, normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal da profissão de técnico agrícola. Zelar pela sua dignidade e independência, pelo respeito e pela valorização das suas prerrogativas legais” disse.

Limberger pediu o apoio do Sistema Sepror para que o CFTA possa alcançar seus objetivos no Amazonas.

Em seguida, o secretário Petrucio Magalhães Júnior, com base em indicadores econômicos, falou sobre o desempenho do setor primário amazonense, nos últimos quatro anos, os resultados obtidos nos municípios do sul do estado e dos projetos estruturantes a serem anunciados oficialmente, a partir de abril próximo, com o novo Plano Safra 2023/2024.

Petrucio destacou que o Sistema Sepror está aberto às propostas apresentadas pelo Conselho Federal, e reconheceu a importância dos técnicos agrícolas na elaboração dos projetos técnicos, visando o acesso dos produtores ao crédito rural e na assistência técnica e extensão rural especializada. Destacou ainda a importância de mais investimentos na qualificação profissional dos recursos humanos para viabilizar as cadeias produtivas de grande potencial econômico para geração de emprego e renda no interior”.

Ao encerramento do encontro, o assessor institucional do Conselho, Valdir Raupp, disse que as palavras de Petrucio mostram que o Amazonas “está no caminho certo na proposta de desenvolvimento sustentável do interior, o que demonstra os resultados positivos já obtidos nos municípios do sul, que fazem divisa com o estado de Rondônia e destacou o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), como instrumento imprescindível para alavancar a região”.

Representantes da Associação dos Técnicos Agrícolas do Amazonas (ATAM) e conselheiros do CFTA, Mônica Silva, Carlos Pinto e Hélio Araujo, também participaram da reunião.