Início » Lacen Amazonas recebe visita técnica do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (12/06)
Saúde

Lacen Amazonas recebe visita técnica do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (12/06)

FOTOS: Carlos Lima e Girlene Medeiros/FVS-RCP

Equipe nacional realiza diagnóstico situacional dos laboratórios centrais

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) recebeu, nesta segunda-feira (12/06), visita técnica da equipe da Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública (CGLAB) do Ministério da Saúde. O objetivo da equipe é realizar diagnóstico situacional periódico ao laboratório. O Lacen-AM faz parte da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). 

A partir da visita, os técnicos do Ministério da Saúde obtiveram informações, in loco, da Vigilância Laboratorial no Amazonas, incluindo a realizada na região do Alto Solimões por meio do Laboratório de Fronteira (Lafron), que também faz parte da FVS-RCP e é responsável pela área da Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) por meio de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP,  Tatyana Amorim, a visita é uma oportunidade da equipe do Amazonas apresentar em detalhes, as potencialidades e a atuação da equipe do Lacen e do Lafron no monitoramento laboratorial do Amazonas. “Temos uma atuação intensificada do Lacen e Lafron contribuindo como laboratório de referência estadual na promoção de saúde pública, visando garantir trabalho de excelência para a sociedade e comunidade científica”, destaca Tatyana. 

A diretora do Lacen-AM,  Ana Ruth, realizou, na primeira parte da visita, a apresentação geral da atuação do laboratório, incluindo organograma, estrutura de atuação, além de indicadores e parcerias com instituições para o desenvolvimento dos trabalhos de Vigilância Laboratorial. 

“Trata-se de momento importante de apresentação de ações incluindo as capacitações, inquéritos e demais atividades desenvolvidas pelas gerências da qualidade, de biologia médica, de endemias, de virologia, de biologia molecular, de produtos e de microbiologia”, destacou a diretora do Lacen-AM.  

A atividade também contemplou visita às áreas técnicas do Lacen-AM. 

Parceria

Também esteve presente na visita técnica o pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que destacou a importância da ação integrada das instituições no Amazonas para a realização da vigilância laboratorial. “É sempre bom ter uma visão externa daquilo que estamos fazendo. Então, a gente viu isso nessa visita e é sempre bom a gente estar conversando com outros colegas para trazer mais melhoria para o povo do Amazonas”, destacou Naveca. 

Lacen-AM

O Lacen-AM foi criado por meio da Portaria nº 126/72 e inaugurado em 1973. Em 2004, foi incorporado à FVS-RCP.  Em 2018, recebeu o Certificado de Acreditação junto ao Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Em 2019, o laboratório se tornou referência regional para a tuberculose e micobacterioses não tuberculosas para os Estados do Acre, Amapá,  Pará, Rondônia e Roraima.

Com informações da assessoria.