Início » Aleam vai cobrar relatório mensal sobre as pontes da BR-319
Política

Aleam vai cobrar relatório mensal sobre as pontes da BR-319

O presidente da Assembleia Legislativa e autor da proposta de audiência pública para ouvir o superintendente do Dnit Amazonas sobre as obras de reconstrução das pontes da BR-319 que desabaram no ano passado, o deputado Roberto Cidade, se disse “insatisfeito” em vez de aliviado, com o resultado da reunião.

As obras

Segundo o superintendente do DNIT, Luciano Moreira, o órgão trabalha com a possibilidade de terminar de construir pontes de concreto sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, “até meados do primeiro semestre de 2024” e até lá, a solução será o uso de pontes temporárias de metal e madeira, com mão única. Ou seja, enquanto um dos fluxos passa, quem estiver no sentido contrário deve esperar.

”Preocupados”, diz Cidade

“O DNIT nos deu informações que não nos deixam satisfeitos; ao contrário, nos deixam preocupados. Era para essas pontes serem entregues em outubro e o que eles afirmaram aqui é que só em outubro é que as obras serão iniciadas. Os municípios estão tendo perda de receita, as pessoas estão fazendo a travessia de uma forma caótica porque a empresa que lá está prestando um serviço de forma precária”, enumerou o presidente da Aleam.


“Os acidentes aconteceram há nove meses e a ponte que eles vão construir agora ainda é de forma paliativa, vai ser só de uma mão. Vai melhorar? Vai. Mas não resolve. Temos um transporte multimodal muito diferente dos outros estados e a falta dessas pontes tem prejudicado sobremaneira a todos”, reforçou.

Relatório mensal

O deputado Roberto Cidade cobrou ainda que o Dnit envie, mensalmente, relatórios sobre a execução das obras e seus cronogramas, uma vez que durante os últimos 9 meses quase não houve informações sobre o que estava sendo feito para reparar os danos. “Uma das medidas que acordamos aqui é que a partir de agora será enviado um relatório mensal sobre os avanços dos serviços de recuperação. Nosso intuito é contribuir e, sobretudo, resguardar o direito do cidadão de trafegar com tranquilidade e conforto, o que hoje não acontece”, afirmou.

De Portal ÚNICO.