Início » Parque do Mindu foi palco de Gincana do Saeb para alunos da rede estadual de ensino 
Manaus

Parque do Mindu foi palco de Gincana do Saeb para alunos da rede estadual de ensino 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Para se preparar para a prova do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) 2023, os alunos do 5°ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Senador Flávio da Costa Brito, no bairro Compensa, zona oeste, participaram de uma gincana no Parque Municipal do Mindu, zona centro-sul de Manaus.

Com o objetivo de estimular os alunos de forma dinâmica e lúdica, uma caça ao tesouro com perguntas e respostas foi realizada. O ambiente arborizado uniu aprendizado e diversão. Os estudantes responderam questões relacionadas a gêneros textuais, enquanto desvendavam as trilhas do parque.

Além desta ação, para preparar os alunos para a prova do Saeb, a unidade de ensino também organizou simulados e promove atividades escolares todos os sábados. A gestora da escola, Mirian Jéssica Lima, explicou que a gincana foi organizada com o objetivo de estimulá-los fora da sala de aula. 

“Nossa escola tem a tradição de inovar nesse tipo de atividade. Então, nós fizemos essa (gincana) pensando em trazê-los para um ambiente mais arejado , que os tirasse do cotidiano de sala de aula, porque eles já participam do projeto “Aulão do Saeb” todos os sábados”, explicou a gestora.

A Gincana

A gincana realizada no Parque do Mindu faz parte de um projeto dividido em três partes: “Trilhas do Saeb”, “Jumanji” e “Caça de Tesouro”, chamado “Trilhas do Saeb”, voltadas para as disciplinas de português e matemática. 

A gincana “Trilhas”, que aconteceu no Parque do Mindu, foi uma dinâmica realizada em um ambiente natural e arejado, como sugere o nome, em que os alunos participam de uma competição com o objetivo de avaliar o aprendizado.

A próxima etapa do projeto, a “Jumanji”, ainda está em fase de definição do local. A última será a caça ao tesouro. A turma que atingir mais pontos receberá um prêmio final de escolher um local para o passeio dos vencedores.

O estudante, Daniel Victor, de 10 anos, gostou bastante da ideia da escola realizar uma atividade fora do cotidiano.

“Foi muito legal. A gente se divertiu bastante aprendendo sobre os gêneros textuais dentro das trilhas. Foi muito bacana e eu me diverti muito”.