Início » Ucrânia começou a usar munições cluster enviadas pelos EUA
Geral

Ucrânia começou a usar munições cluster enviadas pelos EUA

As tropas ucranianas começaram a usar munições cluster fornecidas pelos Estados Unidos na contra-ofensiva contra a Rússia, de acordo com duas autoridades americanas e outra fonte com informações sobre o assunto.

Os EUA ainda aguardam atualizações dos militares ucranianos sobre a eficácia das munições no campo de batalha, disse uma das autoridades.

As munições cluster são uma espécie de arma que libera muitas pequenas submunições ao atingir o alvo. Elas são controversas porque podem causar danos colaterais generalizados, incluindo a morte de civis.

Os EUA fornecem munições cluster à Ucrânia desde o início da guerra. No entanto, o país havia se comprometido a não usá-las até que os militares ucranianos tivessem a capacidade de usá-las de forma segura e eficaz.

A decisão de usar munições cluster é um sinal de que a guerra na Ucrânia está entrando em uma nova fase. Os militares ucranianos estão agora lançando uma contra-ofensiva contra a Rússia, e eles estão usando todo o arsenal à sua disposição para ganhar terreno.

A eficácia das munições cluster na guerra na Ucrânia ainda não está clara. No entanto, sua utilização é um sinal de que a guerra está se tornando mais brutal e sangrenta.

O uso das munições cluster enviadas pelos EUA foi relatado pela primeira vez pelo Washington Post. 

Os EUA anunciaram no início de julho que enviariam as munições, e elas foram entregues à Ucrânia cerca de uma semana depois. O uso dessas armas é controverso por causa da maneira como elas espalham “bombas” menores em uma grande área, potencialmente representando uma ameaça de longo prazo para os civis se não explodirem na hora.

De CNN Brasil.