Início » Julho de 2023 pode ser o mês mais quente já registrado
Destaque Geral

Julho de 2023 pode ser o mês mais quente já registrado

De acordo com o observatório europeu Copernicus o mês de julho pode ser um dos mais quentes já registrados. Os primeiros quinze dias de julho foram os mais quentes até agora, e o mês provavelmente será o mais quente da história. As mudanças climáticas estão superaquecendo o sistema climático, e o El Niño e as temperaturas oceânicas inusualmente altas estão contribuindo para o calor extremo.

A Ásia, a Europa e a América do Norte estão sofrendo com ondas de calor e incêndios florestais. As temperaturas mais altas que o normal estão causando problemas de saúde e prejudicando as colheitas, derretendo geleiras e aumentando o risco de incêndios florestais.

O mundo aqueceu em média quase 1,2°C desde meados do século XIX, e o aquecimento está desencadeando um clima extremo que inclui ondas de calor mais intensas, secas mais severas em algumas regiões e tempestades mais fortes pelo aumento do nível do mar. O El Niño é um fenômeno natural que causa aumento do calor em todo o mundo, além de secas em algumas regiões e fortes chuvas em outras.