Início » Deputado Thiago Abrahim apresenta projeto de lei que proíbe “lista negra” contra consumidores
Política

Deputado Thiago Abrahim apresenta projeto de lei que proíbe “lista negra” contra consumidores

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o projeto de lei nº 833/2023, de autoria do deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), que veda o cadastro ou “lista negra” de consumidores com ação judicial em face de fornecedores de produtos e serviços.

“Essa lista é elaborada por financeiras e bancos, através do cadastro de consumidores que litigam contra elas em juízo, seja em busca de revisão de juros, como também em outras situações variadas. É um tipo de punição”, explicou Abrahim.

De acordo com o projeto de lei, é comum as instituições financeiras apresentarem a “lista negra” incluindo dados do consumidor que tenha apresentado pleito judicial contra determinada instituição financeira. Assim, o consumidor será considerado persona non grata pelo sistema e sofrerá restrições ao buscar crédito.

“A lista serve unicamente como instrumento de retaliação ao consumidor, simplesmente pelo fato deles recorrerem a um direito que lhe é garantido constitucionalmente. O projeto de lei busca eliminar essa prática, que é vista como uma forma de punição ao consumidor”, concluiu.

A manutenção da “lista negra” sujeita os infratores às sanções administrativas a serem fixadas pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM).