Início » Embargos do Ibama no Sul do Amazonas voltam para o debate na Câmara dos Deputados
Política

Embargos do Ibama no Sul do Amazonas voltam para o debate na Câmara dos Deputados

Imagens e montagem: Ibama/AM

A Câmara dos Deputados marcou para a próxima quinta-feira (25) um novo debate em torno dos embargos impostos pelo Ibama a propriedades rurais do Sul do Amazonas, que foram fechadas e tiveram o gado apreendido, por se estabelecerem em áreas não regularizadas ou por destruírem a floresta. As operações estão sendo realizadas desde março deste ano e envolvem nove municípios e 3 mil cabeças de gado

Limites para a proibição

O autor do pedido do novo debate, deputado Coronel Chrisóstomo, do PL de Rondônia, quer levar uma sugestão para os representantes dos órgãos ambientais e demais participantes da reunião, que vai acontecer no âmbito da Comissão do Meio Ambiente: os embargos devem incidir somente no local exato onde foi constatada a infração e não sobre toda a propriedade. “Os impactos negativos dos embargos na região do Amazonas são incalculáveis, porque tem prejudicado o crescimento ainda maior da pecuária de corte na Amazônia em longo prazo e diversos outros fatores”, afirmou.

Reuniões anteriores

No início de abril, o presidente nacional do Ibama, Rodrigo Agostinho, se reuniu com um grupo de 50 parlamentares, prefeitos e representantes de instituições civis, para discutir o assunto, mas não se chegou a nenhuma conclusão. Ficou acertado ainda que a bancada nortista deverá se encontrar com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para tratar do assunto. A audiência ainda não tem data definida.

Propostas do Amazonas

Das mãos dos representantes da bancada amazonense, Rodrigo Agostinho recebeu um documento, produzido pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e da Federação da Agricultura do Amazonas (Faea), com sugestões que vão desde a regularização fundiária até um decreto estadual com redução para 50% de reserva legal nos municípios do sul do Amazonas.

De Portal ÚNICO.